O planejamento pessoal requer direcionamento da poupança para seus objetivos – veja dicas

O seu planejamento financeiro pessoal requer clareza sobre seus objetivos em longo prazo, bem como, um mapeamento sobre a sua situação atual.

O seu planejamento financeiro pessoal requer clareza sobre seus objetivos

O seu planejamento financeiro pessoal requer clareza sobre seus objetivos em longo prazo, bem como, um mapeamento sobre a sua situação atual.

É muito importante que realize um planejamento financeiro para que possa viabilizar uma poupança de forma orgânica. Sendo uma maneira de direcionar suas metas em longo prazo.

É importante que você separe os seus custos fixos de seus custos variáveis

Sendo assim, é importante que você separe os seus custos fixos de seus custos variáveis para que tenha clareza sobre quais são as mudanças que você pode realizar através de algumas trocas que sejam financeiramente viáveis. Dessa forma, separe os seus custos fixos de seus custos variáveis, categorizando-os de acordo com o grau de importância.

São custos fixos os gastos referentes à sua rotina doméstica. Por exemplo, o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel, supermercado etc. Já os demais gastos são seus custos variáveis.

Faça trocas financeiramente viáveis

Ademais, é possível que você faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Sendo assim, você deve direcionar o valor que seria relacionado a anuidade para essa poupança, ainda que você acredite que seja um valor irrisório e que não fará diferença poupá-lo. Porém, quando você foca no hábito, essa mudança faz bastante sentido.

Pois esse é apenas um exemplo de trocas que você pode realizar dentro da sua rotina. Sendo assim, ao focar em seus hábitos você irá direcionar valores para a sua poupança de uma maneira natural, ao passo que, conforme o seu planejamento financeiro se tornar mais eficiente, você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança.

Questione naturalmente o seu comportamento de consumo

 Dessa maneira, você irá questionar naturalmente o seu comportamento de consumo, assim irá verificar seus hábitos para que possa diminuir seus gastos fixos e os seus gastos variáveis.

Poupar dinheiro será um hábito natural e você poderá direcionar valores para suas metas

Sendo assim, poupar dinheiro será um hábito natural e você poderá direcionar valores para suas metas em curto, médio e longo prazo, com foco em novos hábitos. Ou seja, não será um sacrifício para você guardar dinheiro e sim você terá criado um caminho para que tenha direcionamento financeiro.

Certamente essa mudança fará diferença na sua vida em longo prazo. No entanto, é importante que você tenha paciência com o seu processo de mudança, pois é um processo que pode ocorrer de forma não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.