O planejamento pessoal como uma reeducação financeira 

O planejamento pessoal deve ser visto uma reeducação financeira, modificando seus hábitos para que alcance diversos objetivos. Veja dicas!

O planejamento financeiro pessoal requer diversas análises

O planejamento financeiro pessoal requer diversas análises e direcionamentos para que você possa amparar suas necessidades e direcionar as demandas futuras.

No entanto, para que você alcance os seus objetivos é necessário que você tenha clareza sobre a sua situação atual. Por isso, é fundamental que você faça um mapeamento da sua situação.

Separe os seus custos de vida em categorias referentes ao seu custo fixo e variável

Sendo assim, separe os seus custos de vida em categorias referentes ao seu custo fixo e variável. Dessa forma, você poderá verificar quais são os hábitos de consumo que aumentam os custos variáveis.

O que são os custos fixos?

Haja vista que os custos fixos são inerentes à sua sobrevivência e dificilmente você poderá diminuir esses custos. Já que se referem aos custos referentes ao fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, supermercado etc. Todavia, ainda é possível economizar na sua rotina para diminuir suas contas de consumo.

Direcione valores para uma poupança como um hábito 

Dessa forma, você deve verificar possibilidades de economizar para que você direcione valores para uma poupança.

É muito importante que no início do seu planejamento financeiro pessoal, você tenha foco em seus hábitos para que, posteriormente, você possa viabilizar valores fixos e elevados para uma poupança.

Sendo assim, ainda que a economia obtida por meio de trocas inteligentes seja baixa, é muito importante que você não desista de realizar um planejamento financeiro pessoal.

Trocas financeiramente viáveis e viabilização dos seus custos

 Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo. Bem como, você pode viabilizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito ao seu banco e trocar a conta corrente. 

 Visto que as fintechs oferecem os dois produtos bancários sem nenhuma tarifa e com uma facilidade para o gerenciamento através dos aplicativos.

Questione o seu comportamento de consumo

 Além disso, você pode verificar outras trocas particulares e questionar o seu comportamento de consumo. Dessa forma, você deve direcionar os valores economizados para uma poupança, ainda que você tenha esses valores como relativamente baixos.

Encare o seu planejamento como uma reeducação financeira 

Haja vista que dessa maneira você irá se reeducar financeiramente e isso fará toda a diferença em longo prazo, para que você atende essa demanda atual e planeje seu futuro, separando as suas metas em curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.