O Desafio de Economizar e a Poupança Como Hábito

Economizar e planejar uma poupança pode ser um desafio pessoal 

Economizar para uma poupança pode ser uma tarefa difícil, por isso, a viabilidade econômica pode ser um desafio pessoal. Sendo assim, veja nossas dicas para que você possa direcionar suas finanças para os seus objetivos e melhorar a sua relação com o dinheiro.

 Planejamento estratégico financeiro pessoal

É muito comum que as estratégias sejam ligadas somente às empresas, mas muitas vezes, pode ser de extrema importância que você direcione estrategicamente seus valores pessoais.

Aliás, os planejamentos estratégicos podem te ajudar em várias áreas da sua vida. Veja nosso artigo sobre a estratégia 5W2H e conheça essa maneira de direcionar os seus planejamentos, no entanto, adapte essa estratégia para os seus planos pessoais.

Mapeamento de suas finanças pessoais

Sendo assim, as finanças devem ser planejadas considerando a sua realidade financeira. Por isso, é necessário que você tenha um mapeamento dessa situação. Dessa forma, esse mapeamento pode ser feito de maneira muito simples, basta separar os valores fixos e os variáveis.

Essa separação é importante para que você entenda o quanto você gasta e quanto você realmente ganha, já que algumas pessoas fazem renda extra. Além disso, é possível entender qual é a proporcionalidade correta para que você direcione um valor para a poupança, sem deixar de atender às suas demandas atuais.

 Comece a poupar agora

 Você já seguiu seu planejamento inicial, porém, o seu dinheiro não está sobrando. Como fazer para viabilizar uma poupança?

 Dificilmente uma pessoa que está endividada conseguirá direcionar um valor exato para uma poupança em pouco tempo.

Por isso, poupe agora o valor que você tiver, pois, neste primeiro momento, é necessário que você alimente o hábito de poupar. Dessa forma, você cria um fluxo pessoal para que possa melhorar seus planejamentos e direcionar valores cada vez mais elevados para a sua poupança.

Estou endividado, e agora?

As dívidas não só podem como devem entrar no planejamento financeiro pessoal. Por isso, é importante que você verifique quantas e quais as suas dívidas atualizadas.

Pois, caso você deva um volume alto em quantidade e valores, faça um planejamento específico para esses pagamentos.

Faça acordos, mas não faça muitos acordos simultâneos

O Feirão Serasa Limpa Nome oferece ofertas para os endividados, sendo assim,  empresas parceiras oferecem até 90% de desconto para que você faça acordos. Essa pode ser uma boa alternativa.

No entanto, tenha atenção ao volume que você possui de dívidas. Pois, é importante que não faça muitos acordos simultâneos. Já que ao comprometer toda a sua renda, entrará em novo fluxo negativo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas. Por isso, é importante planejar todos os pagamentos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.