5 dicas de finanças para crianças para começar a economizar desde cedo

Por que as finanças para crianças são tão importantes? Considerando o ensino nas escolas brasileiras, que não chegam nem perto do que se tem nos países estrangeiros, vemos a ausência dessas disciplinas. Assim, nem mesmo os pais têm o costume de ensinar os pequenos a administrar e aproveitar seu dinheiro. Portanto, aqui vão algumas dicas para que os mais novos aprendam a administrar as receitas desde já.

5 dicas de finanças para crianças começarem a administrar dinheiro desde cedo

Finanças para crianças não é um assunto difícil de abordar, basta aplicar os conceitos ao cotidiano para que entendam enquanto crescem. Assim, se você tem filhos, sobrinhos, primos, essas dicas o ajudarão a ensiná-los aos poucos como tomar as melhores decisões em relação às finanças pessoais.

1.Quanto vale o dinheiro?

Você não compra com dinheiro, pois você compra com o tempo da vida que gasta para conseguir. Quando uma criança, ou um adulto, entende esse conceito, atribuindo esse valor ao dinheiro, é muito mais fácil para eles tomarem decisões positivas.

Quando falamos em educação financeira para crianças, é comum começar explicando que o dinheiro é fruto do esforço. “Ninguém me dá nada” é a frase mais usada pelos pais.

No entanto, as crianças podem ter dificuldade em entender porque não são elas que trabalham para isso. Por este motivo, recomendamos atribuir um pagamento a qualquer uma de suas funções, pois com isso você poderá realizar o seguinte exercício:

Suponha que seu filho tenha uma renda semanal de R$ 10,00. Isso pode ser visto como pagamento por várias tarefas que ele executa durante a semana, talvez no valor de 10 horas.

Quando a criança quer gastar impulsivamente, é uma ótima oportunidade para usar esta equivalência. “Filho, você tem certeza de que esta compra vale 5 horas da sua semana?” Ouça sua resposta e converse.

2.Como fazer um orçamento

Para explicar o que é um orçamento, devemos começar com os princípios básicos de receita e despesa. A partir disso, podemos registrar tudo em um caderno e depois comparar os itens. Isso ajuda a acompanhar e conversar sobre o que acontece quando não se pode comprar algo com o dinheiro que tem.

Outro bom exercício é envolvê-lo nas compras para a casa, como a despensa. Mostre às crianças os benefícios de fazer uma lista das coisas de que precisam, ao invés de apenas comprar o que vem à mente.

Assim, mostre também a diferença de comprar um produto sem comparar preços entre várias marcas. A temporada de volta às aulas é ideal porque eles podem se envolver na aquisição de comprar seus materiais escolares.

3.Como aprender a economizar

Depois de saber como administrar o dinheiro, o próximo passo nas finanças para crianças é economizar. Aprender a decidir como dividir e economizar uma parte de sua renda para comprar algo a longo prazo.

Nesta parte, você pode continuar a reforçar o valor do dinheiro. Ao manter um registro de despesas, pode-se detectar quais foram impulsivas ou que se enquadram na categoria de dispensáveis.

As despesas dispensáveis também são chamadas de despesas formigas, pois são aquelas que são pequenas e imperceptíveis. Elas são mínimas a ponto de não percebermos o quanto prejudicam nossas finanças. Quando ficarmos sabendo deles, você terá uma ideia de quanto pode aproveitar para economizar.

Outro ponto importante é ensinar que economizar não é só dinheiro, também se reflete em recursos. De coisas domésticas como água, gás e eletricidade, mas também a coisas que você usa diretamente, por exemplo, seu material escolar.

Quando a criança recebe uma educação financeira, seu desenvolvimento e possibilidades futuras são favorecidos. Isso porque esse tipo de decisões sobre dinheiro vai condicionar sua vida. Por isso, é importante que a questão financeira da família seja sempre tratada com franqueza e confiança.

4.Finanças para crianças no uso do crédito

Embora as crianças sejam muito pequenas para obter seu primeiro cartão de crédito, elas podem sofrer as consequências de pedir dinheiro emprestado. Que tal ensinar sobre o que os pequenos desejam, mas não têm condições de ter? Por exemplo, um brinquedo?

A partir daí, tente mostrar como avaliar o que é mais conveniente: aguardar um tempo para conseguir ou pedir dinheiro emprestado. Dessa forma, ofereça a opção de dar o dinheiro de que precisa, mas coloque condições para isso.

Combine um pagamento mensal a ser reposto e as consequências de não pagar em dia. Assim, você pode acrescentar juros em caso de atraso. Mas, é preciso deixar os pequenos cientes claramente do que acontece quando se pede dinheiro emprestado e como isso reflete nas econômicas.

5.Crianças educadas serão adultos responsáveis

Em geral, a principal razão para a inadimplência é o uso indevido de cartões de crédito. Pelo comportamento dos brasileiros, nota-se que muitos deles carecem de uma formação financeira oportuna. Isso porque, se tivessem conhecimento talvez não teriam tomado decisões erradas, acabando nessa situação.

Portanto, investir em finanças para crianças é um passo na direção certa. Se pudermos dar a nossos filhos melhores ferramentas para administrar o dinheiro, eles poderão aumentar sua economia e, assim, evitar ter adultos endividados amanhã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.