Golpes do 13º do INSS e outros: saiba como evitar

Com o anúncio de que a 13º do INSS deve mesmo ser adiantado para aposentados, muitos criminosos têm tentado aplicar golpes. Seja em relação a este benefício ou a outros.

Veja o calendário definitivo do 13º do INSS. 

A criatividade dos criminosos não para e muitas vezes conseguem convencer as vítimas justamente pela psicológico, apelando para a fragilidade delas em relação a demora ou necessidade dos benefícios.

Neste cenário é importante ficar atento e tomar conhecimento de alguns golpes que veem sendo aplicados atualmente, principalmente a falsa antecipação do 13º do INSS.

Sem mais delongas, veja abaixo alguns golpes comuns e saiba como evitá-los.

Veja o golpe do 13º do INSS e outros golpes comuns abaixo:

1. Falsa adiantamento do 13º do INSS

Neste golpe os criminosos pedem que a vítima envie uma foto por WhatsApp, além de alguns dados pessoais como o CPF, data de nascimento, número do benefício, entre outros.

Outro tipo de golpe, são sites que alegam que irão adiantar o valor. Desconfie desta possibilidade, já que a intenção pode ser apenas roubar os seus dados.

O que fazer?

Não forneça qualquer dado por telefone ou pelo WhatsApp, o INSS informou que não realiza contatos deste tipo para nenhum segurado.

Logo, se você receber alguma ligação alegando ser do INSS, a recomendação é que você desligue o telefone imediatamente.

Quanto ao recebimento de links, nunca clique em qualquer um que seja duvidoso. É comum que os links estejam nas redes sociais ou WhatsApp.

2) Atrasados para receber

Este golpe consiste em ligar para pessoas que possuem processo quanto a aposentadoria ou qualquer outro problema que tenha gerado o não recebimento de alguma parcela – os “atrasados do INSS”. Neste caso, o criminoso alega que é necessário pagar uma “taxa” para liberação do dinheiro.

Quando é paga a quantia, o criminoso some e as parcelas prometidas nunca são depositadas na conta.

O que fazer?

Neste caso, a recomendação se repete DESLIGUE A LIGAÇÃO.

O INSS não cobra qualquer taxa para liberação de parcelas atrasadas. Toda proposta similar a isso, na verdade é um golpe.

Não se deixe enganar, por mais que a proposta pareça tentadora, na realidade não passa de um golpe.

3. Dinheiro de consignado

Neste tipo de golpe, o criminoso contrata um empréstimo sem autorização da vítima para desconto no seu benefício do INSS.

O criminoso não fica com o dinheiro do empréstimo, mas com as comissões de venda. O que pode ser um problema, já que as taxas de juros e o pagamento acontece no escuro.

O beneficiário tem um desconto na sua aposentadoria para pagar um empréstimo que as condições podem ter sido as piores possíveis.

O que fazer?

Sempre acompanhe o recebimento da aposentadoria pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, na opção “Extrato de Pagamento”;

A consulta poderá te auxiliar a ver descontos anormais;

Em caso de reconhecer um empréstimo sem seu consentimento, siga os passos abaixo:

  • Abra um B.O;
  • Inicie uma reclamação no Banco Central através do número 145 ou pelo site da instituição;
  • Abra uma reclamação no Procon;
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.