O crescimento das exportações e a formação bruta de capital fixo (FBCF)

O crescimento das exportações impactou a formação bruta de capital fixo (FBCF). Confira outras análises oficiais sobre a economia!

Conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), pela ótica do valor adicionado, a expansão anual refletiu altas de magnitudes semelhantes na indústria e em serviços, após recuos em 2020, e queda modesta na agropecuária.

O crescimento das exportações e a formação bruta de capital fixo (FBCF)

De acordo com o Relatório de Inflação atual do Banco Central do Brasil (BCB), todos os componentes da demanda final diminuíram em 2020 e cresceram em 2021. A formação bruta de capital fixo (FBCF) e as importações em 2021 tiveram elevações substanciais, mesmo se desconsiderado o efeito de operações no âmbito do Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação de Bens destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural (Repetro).

A alta nas vendas externas de bens manufaturados e de serviços

Já o crescimento das exportações em 2021 refletiu principalmente a alta nas vendas externas de bens manufaturados e de serviços. O PIB cresceu 0,5% no quarto trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior, quando havia recuado 0,1%. 

A atividade econômica

Após o crescimento substancial de 1,4% no primeiro trimestre, influenciado pelo resultado do setor agropecuário, e o recuo de 0,3% no segundo trimestre, afetado pelo agravamento da crise sanitária em março e abril, a atividade econômica acumulou alta de 0,5% no segundo semestre. 

Dessa forma, o nível do PIB no último trimestre de 2021 situa-se 0,5% acima do nível pré?pandemia e 2,8% abaixo do máximo histórico, ocorrido no primeiro trimestre de 2014, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A alta do PIB no quarto trimestre decorre do recuo da indústria

Entre os grandes setores, a alta do PIB no quarto trimestre decorre do recuo da indústria e expansão dos serviços e da agropecuária. Na agropecuária, o crescimento de 5,8% é uma recuperação parcial do recuo acumulado de 10,0% nos dois trimestres anteriores, quando se deu o auge dos impactos climáticos, particularmente sobre as safras de milho, cana?de?açúcar e café. 

A expansão dos serviços foi disseminada entre as atividades

A expansão dos serviços foi disseminada entre as atividades do setor (apenas duas das sete atividades recuaram), com destaque para serviços de informação; transporte, armazenagem e correio; e outros serviços. Com crescimento de 0,5% no trimestre, o sexto consecutivo, o setor de serviços encontra-se 1,2% acima do patamar pré-pandemia.

A economia nacional e global

Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira o documento oficial da instituição, com análises aprofundadas sobre a economia nacional e global, considerando os diversos fatores que impactam a inflação e o fluxo de oferta e demanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.