Economia 2022: crescimento tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária

O crescimento da economia nacional tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária. Veja outros apontamentos do Copom!

O crescimento econômico nacional tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária, conforme avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) em sua última reunião oficial, divulgada na data desta publicação, 22 de março de 2022. Confira outros apontamentos relevantes para a economia nacional no cenário atual!

Economia 2022: crescimento tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária

Para 2022, se por um lado a elevação dos prêmios de risco e o aperto mais intenso das condições financeiras atuam desestimulando a atividade econômica, por outro, o Comitê de Política Monetária (Copom) segue avaliando que o crescimento tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária, ainda que em volume menor que o projetado na última reunião, e pelo processo remanescente de normalização da economia – particularmente no setor de serviços e no mercado de trabalho, destaca o documento oficial divulgado na data desta publicação.

A inflação ao consumidor segue elevada

A inflação ao consumidor segue elevada, com alta disseminada entre vários componentes, e mais persistente que o antecipado, analisa o Comitê de Política Monetária (Copom). 

A alta nos preços dos bens industriais não arrefeceu e deve persistir no curto prazo, enquanto a inflação de serviços acelerou ainda mais. As leituras recentes vieram acima do esperado e a surpresa ocorreu tanto nos componentes mais voláteis como nos mais associados à inflação subjacente, ressalta a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Expectativas de inflação para 2022 e 2023

As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação, avaliou o Comitê de Política Monetária (Copom). As expectativas de inflação para 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 6,4% e 3,7%, respectivamente.

A paridade do poder de compra (PPC)

Conforme informações oficiais da Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), no cenário de referência, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,05, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 7,1% para 2022 e 3,4% para 2023, destaca a divulgação oficial realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 22 de março de 2022. 

Banco Central do Brasil (BCB)

Acompanhe as divulgações oficiais realizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), visto que diversas informações impactam a economia e a inflação de forma abrangente. Além disso, na plataforma oficial é possível consultar a Ata da Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de forma integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.