Aprenda como usar plantas para aromatizar o ambiente

Confira as nossas dicas para escolher a planta mais cheirosa para sua casa

Hoje vamos ensinar como usar plantas para aromatizar o ambiente de forma simples e inteligente. Sua casa vai ficar muito mais agradável com essas dicas incríveis. Então, confira agora e aproveite para iniciar hoje mesmo. 

Aprenda como usar plantas para aromatizar o ambiente

Você sabia que tem como usar plantas para aromatizar o ambiente? As plantas são ótimas para tornar os ambientes mais agradáveis e podem exercer várias funções dentro de nossas casas. Vai desde decoração até funcionar como aromatizantes. Dessa forma, as plantinhas em casa normalmente trazem um pouco mais de paz para o ambiente. Aliás, normalmente não é preciso muito para cuidá-las. 

Existem vários tipos de plantas que possuem poder aromatizante, isso porque exalam um cheiro mais fortemente. Além disso, é possível usar vários métodos para que as plantinhas possam exercer essa funcionalidade. Pode ser desde simplesmente deixar o vaso em algum canto do ambiente até a produção de sachês caseiros para deixar numa estante. 

Por isso, preparamos algumas dicas para que você aprenda a usar plantas para aromatizar o ambiente de modo adequado.

Uso de frascos de vidro para plantas para aromatizar o ambiente

Uma das opções é utilizar recipientes de vidro para preparar soluções com as plantas. 

Primeiramente, escolha a planta de sua preferência e faça um processo chamado de maceração. Basicamente consiste em amolecer as folhas da planta. Aliás, você também pode usar as flores, se for o caso.

Então, você deve usar um frasco de vidro longo (parecido com uma garrafa mesmo) e preencher completamente com as folhas e as flores. Logo depois, despeje álcool dentro do frasco até um limite que não derrame com o movimento. Pode ser um álcool comum mesmo. 

O ideal é deixar essa mistura em descanso por 7 dias, com o frasco completamente fechado. Assim, você notará que o líquido vai mudar de coloração, normalmente ficando mais escurecido. 

Após 1 semana, utilize uma peneira para coar o álcool e, se possível, acrescente uma quantidade de gotas do óleo essencial da planta que você escolheu. A proporção deve ser 15 gotas para cada 150 ml da solução de álcool. 

Agora existem duas opções que você pode fazer com o preparado

Opção 1: Repor a solução em um frasco de vidro menor e mantê-lo aberto no cômodo de sua preferência. Pode demorar um dia ou dois, mas o cheiro vai começar a exalar no ambiente. Então, escolha um local arejado do cômodo. 

Opção 2: Colocar a mistura em um borrifador. Nesse caso, você vai aromatizar o ambiente de modo mais ativo. Você pode manter uma frequência diária para borrifar a solução no ambiente, sendo que o cheiro vai permanecer por uma boa quantidade de horas do dia, ainda mais em ambientes um pouco mais fechados. 

Uso de suportes para plantas para aromatizar o ambiente

Outra opção é utilizar a própria planta cultivada para que ela aromatize o ambiente por si só. 

Você pode deixar o vaso no chão em algum canto do cômodo ou até mesmo, dependendo do tamanho da planta, colocar em cima de algum móvel. É preciso de mais cuidado para que não derrame terra e estrague a sua mobília. 

Porém, uma opção interessante é utilizar suportes para que você preencha o ambiente com mais plantas (da mesma espécie) para acentuar o aromatizante natural que elas produzem. 

Nesse caso, é interessante utilizar mudas menores e vasos pequenos para que não polua a decoração do ambiente. Assim, é preferível que você não fure a parede para não criar problemas indesejáveis no futuro. 

Vamos apresentar duas formas

Opção 1 – Uso de ganchos adesivos: Você pode encontrar esses ganchos em lojas comuns de utilidades. Você deve seguir as instruções do produto e colar o gancho no teto ou na parede de modo seguido. Assim, você só vai precisar pendurar a corda ou o gancho dos vasinhos, uma seguida da outra, e pronto! As plantas irão aromatizar o ambiente naturalmente. 

Opção 2 – Uso de hastes de tensão nas janelas: Escolha a haste de sua preferência. Você deve esticar a barra de dentro da moldura da janela e puxar até as duas pontas ficarem bem próximas à janela em si. Em seguida, coloque a haste na parte de cima da janela, com uma distância de 9 a 15 cm. Agora, é só pendurar as plantas, lembrando de usar vasos pequenos. 

Você pode usar alguns tipos variados de plantas, mas existem algumas opções mais adequadas. 

Lavanda

É um clássico e realmente é uma excelente opção. Além de aromatizar, possui efeitos calmantes, ajudando na insônia, no estresse e na ansiedade.

Jasmim

Jasmim - Reprodução Canva
Jasmim – Reprodução Canva

Tem um perfume mais doce e suavizado. É interessante que seu aroma se intensifica mais à noite, podendo ser utilizada no quarto. 

Alisson

É conhecida como flor-de-mel e realmente exala um aroma perfumado com cheiro de mel. 

Planta amor-perfeito

Possui um aroma suave e são ideais para dentro de casa por serem rasteiras e bem pequenas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.