Como o ambiente corporativo pode influenciar o comportamento da equipe

Você sabia que o ambiente corporativo pode influenciar o comportamento da equipe? E que a forma como o espaço é organizado impacta na produtividade e até mesmo na concentração das pessoas? Se ainda não sabia, este é um bom momento para pensar sobre o assunto!

Por isso, fizemos este guia com algumas considerações que podem lhe ajudar a criar um espaço incrível para os seus colaboradores. Inspire-se em nossas ideias!

Como o ambiente corporativo pode influenciar o comportamento da equipe?

O ambiente corporativo pode influenciar o comportamento da equipe de diversas formas. Um espaço mal organizado, pouco iluminado e sem circulação de ar pode causar desconforto – e até alergias em quem tem rinite…

Sendo assim, certifique-se de fazer uma análise completa do ambiente de trabalho dos seus liderados, e busque oferecer a eles um ambiente agradável. Assim, todo mundo sai ganhando no fim. 😉

Veja as considerações que trouxemos:

1. A organização ajuda a manter o foco

Um ambiente bem organizado pode nos ajudar a manter a atenção e o foco no que realmente precisa. O contrário, também acontece: espaços bagunçados tiram o nosso foco das atividades, fazendo com que o nosso cérebro receba muitos estímulos diversos, que roubam a concentração.

Por conta disso, o ideal é que você avalie até que ponto o ambiente de trabalho está organizado. Se o escritório dos seus colaboradores está cheio de bagunças e “caixas” com outros materiais, certifique-se de mudar isso. Assim será possível impulsionar a concentração no dia a dia.

2. Conforto térmico e acústico impactam na produtividade

O conforto térmico e acústico também são importantes. Quando estamos em um local com muitos ruídos, e passando calor ou frio, a tendência é que a nossa produtividade não seja das melhores.

Afinal, novamente, teremos outros tipos de estímulos sendo recebidos pelo nosso cérebro, a ponto de isso impactar na nossa forma de atuar.

3. A iluminação pode trazer mais motivação e disposição

Estudos apontam que a iluminação natural promove bem-estar, foco, disposição e produtividade. Isso porque a luz do dia é “recebida” pelo nosso organismo, fazendo com que o nosso cérebro compreenda que é momento de se manter ativo e desperto.

No caminho contrário, acontece exatamente o inverso: na ausência de luz, nossa mente entende que é momento de descansar e de desconectar. Logo, o foco tende a ser mais pobre em ambientes pouco iluminados.

4. Contato com a natureza garante menos estresse

O ambiente corporativo pode influenciar o comportamento da equipe quando se cria um espaço que oferece um contato a mais com a natureza. Por exemplo, se você investe em um projeto de paisagismo, garante mais um atributo que tende a reduzir o estresse e a irritabilidade.

Além disso, esse contato com a natureza traz aconchego e bem-estar – fatores importantes para que as pessoas trabalhem mais bem dispostas.

Sendo assim, comece a organizar o espaço de trabalho levando em consideração as premissas que podem fazer toda a diferença na rotina das pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.