Nubank anuncia grande notícia para os clientes

O Nubank é um banco digital que oferece diversas vantagens aos seus clientes, como serviços de cartão de crédito sem anuidade, empréstimo pessoal sem burocracia e muito mais. Por esse motivo, foi anunciada a grande notícia de que a fintech se tornou o banco digital mais popular do Brasil.

Metade dos brasileiros com smartphone afirmam ter uma conta ativa no Nubank, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil.

De acordo com os dados oficiais, em segundo lugar permanece o PicPay, com 40%, mas com uma queda de seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto do ano passado.

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Mercado Pago, PayPal e AME completam o top 5 nas mesmas posições da edição anterior e sem variação percentual além da margem de erro. Pela primeira vez o 99Pay foi incluído na lista e chama a atenção por constar já na oitava posição, com 21%. Vale informar que foram listados somente as fintechs, que são bancos nativos digitais. Bancos tradicionais não foram considerados nessa pergunta. 

Apenas 5% dos brasileiros com smartphone declaram não ter conta em nenhum banco ou carteira digitais. A proporção de brasileiros com smartphone que já contrataram um empréstimo via app permanece estável há um ano: 31%. Mais da metade dessas pessoas (55%) captaram da última vez um valor entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. 

Pegar empréstimo via app é um hábito mais comum entre homens (35%), com 16 a 49 anos (33%), das classes C, D e E (32%). Também não houve variação na proporção que fizeram compras com Pix parcelado no cartão de crédito: 32%. Neste caso, metade deles fizeram pagamentos entre R$ 100 e R$ 499. 

Serviços contratados por smartphone 

A pesquisa também avaliou qual a adesão de brasileiros a serviços contratados por smartphone. O setor do turismo, por exemplo, tem se beneficiado das ferramentas digitais para reserva de hospedagem. Entre março de 2022 e março de 2023 subiu de 44% para 51% a proporção de brasileiros com smartphone que já realizaram reservas de hospedagem através de apps. 

Foi o maior crescimento nesse período entre os segmentos monitorados por esta pesquisa. Os usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) desse serviço, contudo, se mantiveram estáveis em 48%. 

O líder em reserva digital de hospedagem no Brasil continua sendo o Booking.com, apontado como o app favorito de 39% dos brasileiros com smartphone que já fizeram reserva dessa forma. Em segundo lugar está o o AirBNB (21%). 

O segmento de delivery de comida, por sua vez, sofreu negativamente com o declínio da pandemia e a volta dos consumidores para as ruas. Isso é notado pela evolução da sua proporção de MAUs, ou seja, de usuários que pediram uma refeição em casa via app nos últimos 30 dias. 

Seu auge foi em agosto de 2020: 85%. Depois disso, o percentual vem caindo, a cada edição desta pesquisa. Um ano atrás, em março de 2022, era de 80%. Agora baixou para 77%. Cabe ressaltar, entretanto, que este é o serviço com maior penetração na população brasileira dentre os acompanhados por esta pesquisa: 86% dos brasileiros com smartphone já encomendaram uma refeição via app. O iFood lidera com folga nesse segmento, onde 81% preferem pedir comida via app. 

Setor de eventos em recuperação 

Quem se beneficiou com o fim da emergência da covid-19 foi o setor de venda de ingressos para eventos. De um ano para cá, subiu de 44% para 48% a proporção de brasileiros com smartphone que já compraram ingressos via app. O percentual de MAUs, entretanto, permanece estável dentro da margem de erro – subiu de 41% para 42%. 

O Ingresso.com é o líder desse mercado, citado por 20% dos consumidores, mas vem perdendo força. Um ano atrás era apontado por 29%. O Cinemark, por sua vez, vem ganhando mercado e passou de 14% para 17% no mesmo intervalo de tempo. 

Uma curiosidade é que esse é o segmento que apresenta o maior percentual de consumidores que não lembram qual foi o app que usaram da última vez: 9%. Isso indica que seus players precisam fazer um trabalho mais forte de branding e/ou fidelização. 

Por fim, o mercado de apps de corridas de automóveis não apresentou alterações significativas ao longo dos últimos 12 meses. Boa parte dos brasileiros com smartphone (83%) já solicitaram uma corrida via app e 74% destes o fizeram pelo menos uma vez os últimos 30 dias. O Uber permanece na liderança (74%) seguido de longe pelo 99 (21%).

Metodologia da pesquisa 

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box. 

Nesta edição foram entrevistados 2.112 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 8 e 27 de março de 2023. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. 

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