Como lidar com o ar seco no inverno?

Nem sempre é fácil lidar com o ar seco no inverno, não é mesmo? Especialmente quem vive em regiões mais geladas sabe o quanto isso é a mais pura verdade. Afinal, o vento gelado e o clima seco podem causar ressecamento na pele, nos olhos, no nariz, nos cabelos, etc. Por isso, tomar algumas medidas é fundamental para manter o conforto nesses dias mais gelados.

Neste texto, elencamos algumas considerações que podem ajudá-lo nesse objetivo. Não deixe de conferir!

Como lidar com o ar seco no inverno?

O clima seco no inverno pode ser um desafio, pois o desconforto causado para respirar ou simplesmente caminhar ao ar livre pode ser bem intenso. Por isso, devemos redobrar os cuidados com a hidratação, por meio de ações como:

1. Mantenha a sua hidratação

A hidratação “de dentro para fora” é importantíssima durante um clima mais seco. Afinal, a pele não se hidrata apenas com os cremes corporais, não é mesmo? Sendo assim, o consumo de água, chás e outras bebidas é fundamental nessa época do ano. Evite ficar muito tempo sem beber água, pois isso pode causar danos à saúde.

2. Use umidificador de ar

Em algumas regiões, o ar pode ficar tão seco que a respiração pode ser difícil. Nessas situações, usar um umidificador de ar pode ser uma das maneiras de lidar com o ar seco no inverno. Lembrando que é importante manter o equilíbrio: nada de deixar o ar muito úmido, pois isso também pode causar danos à saúde respiratória e até mesmo fomentar a proliferação de mofo, por exemplo.

3. Cuidado com os banhos muito quente e longos

Os banhos quentinhos no inverno tendem a ser muito agradáveis e relaxantes, não é mesmo? No entanto, quando excessivos, com temperaturas muito elevadas, a saúde da pele pode entrar em risco. Isso porque o banho quente e prolongado pode ressecar o tecido cutâneo.

Em casos de pessoas com pele sensível, esse ressecamento pode, ainda, causar pequenas fissuras dolorosas na pele, que ocasionam desconforto.

Portanto, prefira banhos mais mornos e mais rápidos.

4. Proteja a pele com luvas, cachecol e outros acessórios

Quando for sair de casa, procure proteger bem a sua pele com luvas, cachecol e outros acessórios que possam cobri-la e impedir que o vento seco e gelado acabe ressecando-a. Sabemos que nem sempre será possível “cobrir tudo”, como a pele do rosto, mas tentar protegê-la, de algumas formas, é imprescindível para reduzir o ressecamento causado pelo tempo.

5. Uso de soluções nasais

Por fim, para lidar com o ar seco no inverno também é possível usar alguns tipos de soluções nasais, como o soro fisiológico, a fim de reduzir o ressecamento das vias aéreas. Porém, aqui vale um adendo: nada de lavar as narinas com água da torneira, ok? Pois isso poderia piorar a situação e ainda contaminar a mucosa.

Sendo assim, sempre use soluções destinadas à limpeza das narinas, a fim de mantê-las saudáveis e também hidratadas.

Esperamos que as nossas dicas de como lidar com o ar seco no inverno possam ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.