Novos investidores: informações oficiais e a volatilidade do mercado

Os novos investidores devem buscar por informações oficiais e analisar a volatilidade do mercado. Confira pontos inerentes aos investimentos!

Novos investidores chegam ao mercado o tempo todo, por isso é necessário que busque por informações oficiais, evitando cair em golpes e fraudes inerentes ao mercado financeiro de forma geral.

Novos investidores: informações oficiais e a volatilidade do mercado

O Open Banking e o Pix são produtos do Banco Central do Brasil que objetivam melhorar a rotina dos brasileiros por diversos fatores. No entanto, também são produtos que são sempre utilizados para golpes e fraudes na internet.

No entanto, obviamente, os golpes e fraudes já ocorriam antes desses produtos. Porém, o fluxo da internet é muito rápido e é necessário o dobro de atenção na atualidade para evitar esse tipo de situação.

Cuidado links, boletos, e-mails, mensagens e ligações 

De forma geral, considerando todos os produtos bancários, é importante que não clique em links suspeitos; não pague boletos que chegam no seu e-mail sem verificar a veracidade da empresa emitente; não compre em sites desconhecidos e com produtos muito baratos, com valores muito abaixo do valor de mercado.

Além disso, não invista em plataformas desconhecidas e/ou com promessas de ganhos muito acima do mercado. Ou seja, é necessário ter atenção a diversos pontos considerando a era digital.

B3 e BCB

Por isso, se você deseja ser um novo entrante no mercado de investimentos, deve se atentar a alguns fatores relevantes como a importância de buscar por informações em sites oficiais, como a Bolsa de Valores (B3) e o Banco Central do Brasil.

Também é relevante verificar a taxa dos investimentos no momento atual, quando você recebe uma proposta muito fora do padrão; entender a volatilidade do mercado; começar pelas opções de renda fixa e entender o comportamento – na prática – de alguma opção. Sendo assim, todos os pontos requerem estudos, corroborando o seu conhecimento teórico, bem como, uma análise prática.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto, por exemplo, permite que você invista valores relativamente baixos, a partir de R$ 30,00. Sendo assim, você pode começar a investir valores baixos e entender a dinâmica desse mercado (minimamente) antes de você investir valores elevados. Além disso, também é importante ressaltar que não é necessário que você corra da poupança; essa é uma opção completamente sua.

No entanto, você não precisa agir por se sentir pressionado. Sendo assim, busque por conhecimento e entenda a volatilidade do mercado por diversas vertentes. Já que os investimentos também possuem o risco de perdas, assim como possuem a possibilidade de ganhos. Sendo assim, você deve ter foco nesses pontos para que você eleve a sua segurança, se tornando um novo investidor e considerando todos os fluxos e alterações financeiras e econômicas atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.