Poupança: conceito planejado e flexível na sua rotina

A poupança pode ser elaborada de forma positiva através de um planejamento que reforce os seus objetivos de forma customizada. Veja dicas!

A poupança pode ser elaborada de forma positiva através de um planejamento que reforce os seus objetivos de forma customizada. É possível que você direcione valores para uma poupança, ainda que não possa direcioná-los de maneira fixa.

Poupança: conceito planejado e flexível na sua rotina

Para isso, você deve realizar um planejamento financeiro que considere suas particularidades e conceitos atuais para que novos hábitos de compra e consumo sejam adotados por você.

A poupança deve ser conceituada como uma forma de direcionamento do seu fluxo financeiro pessoal. Dessa maneira, você irá focar seus hábitos e não exatamente irá focar no valor final que será guardado na sua carteira de investimento.

O mapeamento de sua situação financeira atual é primordial 

É importante que você faça um mapeamento de sua situação financeira para que tenha clareza sobre quais são os seus hábitos passíveis de mudanças. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por um cartão isento de tarifas. Dessa maneira, você irá obter economia sem abdicar do serviço bancário.

Direcione todos os valores economizados para a poupança

Considerando o hábito da poupança, você deve direcionar o valor que seria da tarifa para a sua conta poupança. Dessa maneira, você irá poupar pequenos valores de forma frequente; o que é muito importante para que você crie um caminho sustentável e positivo no que tange às suas finanças pessoais. Por isso, não foque nos valores monetários, e sim na frequência habitual do seu processo, ao menos no começo do seu planejamento. 

Processo não linear

Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a poupança e elaborar metas agressivas. Entretanto, é muito importante que se obtenha o conceito de que mudar hábitos requer disciplina e constância.

Por isso, esse é um processo que pode ocorrer de forma não linear. Assim sendo, tenha cuidado para que a poupança não se torne um sacrifício pontual, o que pode fazer com que você abandone todo o seu fluxo financeiro.

Estude o mercado e conheça outras opções de investimentos

Além disso, com o passar do tempo, você poderá conhecer melhor o mercado de investimentos e escolher outras opções viáveis para realizar a sua poupança, considerando que a poupança pode ser um conceito de rotina para que você questione seus impulsos de compra, e não a única opção de investimento no que tange a renda fixa.

Sendo assim, faça o seu planejamento de forma flexível e refaça suas metas periodicamente, de modo que você comemore sua evolução e não se cobre excessivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.