O que a neurociência diz sobre acordar cedo?

Não é de hoje que as pessoas buscam saber o que a neurociência diz sobre acordar cedo e os efeitos de uma rotina mais matinal. Da mesma forma, não é de hoje que ouvimos dezenas e centenas de pessoas assimilando o horário da manhã como o momento em que os “vitoriosos” estão trabalhando.

Embora esse estigma esteja instaurado na mente de muita gente, a neurociência e a biologia podem apontar outros vieses sobre o tema. Para entender melhor, continue a sua leitura deste conteúdo.

O que a neurociência diz sobre acordar cedo?

E se lhe disséssemos que nem todo mundo nasceu para acordar cedo, você acreditaria?

Apesar de esse ser um discurso repetido pelas pessoas no senso comum, ainda há muito preconceito com quem gosta de acordar mais tarde e entrar na madrugada trabalhando/estudando.

Nossa sociedade, repleta de padrões e estigmas, acredita que apenas aqueles que conseguem acordar super cedo é que serão verdadeiramente “bem-sucedidos”. No entanto, isso é uma inverdade! E nós vamos lhe mostrar o porquê:

O que a neurociência diz sobre acordar cedo: O ritmo circadiano

Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que todos os seres vivos possuem um “relógio biológico” chamado de ritmo circadiano. Esse relógio é responsável por, em 24 horas, equilibrar o sono, o apetite, a disposição, entre outras funções do organismo.

Da mesma forma, esse ritmo tende a variar de pessoa para pessoa, sendo que nem todo mundo sentirá disposição e sono no mesmo horário.

Uma prova? O contraponto existente entre pessoas matutinas e noturnas. Observe que apesar de existir horários para trabalhar e estudar, há aqueles que não conseguem se adaptar da melhor forma com os horários matutinos e, a partir disso, possuem dificuldades para acordar e para se concentrar no trabalho/estudo.

Por isso, um ponto trazido por estudiosos é que a nossa sociedade deveria adotar horários mais flexíveis, sempre viabilizando o desenvolvimento pessoal de todas as pessoas. Isso pois, ao considerarmos o ritmo circadiano de cada pessoa, conseguiremos estabelecer rotinas muito mais ativas, frutíferas e produtivas.

Dormir bem é mais importante do que acordar cedo

Outro ponto trazido pela neurociência é com relação à qualidade do sono. Afinal, de nada adianta dormir cedo e acordar mais cedo ainda, se você não conseguir dormir bem.

Se a sua noite é “perturbada”, onde você acorda por qualquer coisa, ou então, a ansiedade de ter que levantar às 5h lhe impede de dormir mais rapidamente, saiba que você pode estar sabotando o seu corpo.

Afinal, o sono “bem dormido” é essencial para manter a saúde cerebral e promover mais bem-estar ao longo do dia. Por isso, se você não faz parte do grupo “matutino”, não tente mudar um hábito de uma hora para outra. Mas sim, crie uma mudança gradativa, respeitando os seus horários da melhor forma possível.

E o cansaço matinal ao acordar cedo?

Por fim, vale destacar que todo mundo acorda cansado. Sim, isso mesmo.

Muitas pessoas também acreditam na ideia errônea de que não são matutinas por simplesmente acordarem cansadas. Mas a verdade é que todos acordam sonolentos e pouco empolgados com o que vem pela frente.

Isso se deve ao fato de que o nosso cérebro vai despertando aos poucos, e não de uma hora para outra. Precisamos do contato com a luz do sol, assim como necessitamos de uma refeição saudável pela manhã, para a partir disso dar o “start” em nossa rotina.

Lembre-se ainda que nem todo mundo, biologicamente, nasceu para acordar cedo e, portanto, a mudança de hábito pode ser mais demorada.

Da mesma forma, é válido salientar que mesmo que o seu ritmo circadiano seja mais noturno, você pode sim reeducar o seu organismo, pouco a pouco. Apenas lembre-se de exercitar a sua paciência durante o processo de mudança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.