Neoliberalismo: principais características

Neoliberalismo: um resumo 

O termo neoliberalismo é empregado para caracterizar uma doutrina econômica que surgiu no século XX.

O assunto é amplamente abordado por questões de história, geografia e sociologia dos vestibulares e também da prova do ENEM.

Neoliberalismo: Introdução 

O neoliberalismo é uma doutrina econômica que surgiu como uma reformulação do liberalismo clássico, característico do século XVIII

A principal característica desse modelo é a defesa de uma menor intervenção do Estado na economia e, consequentemente, de uma maior autonomia para os cidadãos, principalmente no setor econômico.

Neoliberalismo: Contexto Histórico

O liberalismo clássico surgiu no século XVIII como uma forma de oposição ao mercantilismo. A doutrina pregava uma menor interferência do Estado na economia, para que a burguesia pudesse ampliar os seus negócios e suas empresas de forma autônoma. Ainda, os defensores desse sistema afirmavam que o liberalismo poderia beneficiar toda a sociedade, uma vez que permitiria um crescimento imediato da economia e o aumento de ofertas de emprego.

Porém, não foi o que aconteceu: no início do século XIX, a situação dos trabalhadores era extremamente ruim e insalubre, já que não existia nenhum tipo de regulamentação trabalhista.

Nesse contexto, o economista John Maynard Keynes percebeu que o liberalismo não permitia a injeção de dinheiro na economia, uma vez que a população não tinha capital para consumir os produtos produzidos. Assim, segundo o pensador, era necessário que um Estado forte (em suas palavras, um Estado de bem-estar social) existisse para garantir uma condição de vida mínima aos trabalhadores e aos demais membros das classes mais baixas. 

Assim, no século XX, o keynesianismo seria amplamente adotado. O presidente Franklin D. Roosevelt, por exemplo, utilizaria as diretrizes keynesianas para criar o seu New Deal, política que deveria solucionar a Crise de 29. Posteriormente, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, os países europeus também utilizariam esse sistema para recuperar as suas economias. 

Porém, a doutrina de Keynes implicava em maiores gastos para os empresários e para o Estado, além de uma maior cobrança de impostos da população. 

Assim, na segunda metade do século XX, pensadores como Friedrich Hayek e Milton Friedman criam uma nova teoria inspirada no liberalismo do século XVIII. O sistema, que ficaria conhecido como neoliberalismo, visava contrariar o modelo de Keynes, reduzindo a intervenção do Estado na economia e aumentando aquela da iniciativa privada.

Neoliberalismo: Características 

A principal característica do neoliberalismo é a defesa da não intervenção do Estado na economia, o que ficaria conhecido como Estado mínimo. Ainda, os neoliberais afirmam que a economia deve se regular sozinha, sem a intervenção de governantes, somente com base nas forças e nas relações do próprio mercado. 

A doutrina econômica defende também a privatização de grandes e pequenas empresas, a redução da cobrança de impostos e o aumento do número de empresas multinacionais. 

Neoliberalismo: Adeptos

Podemos afirmar que alguns dos principais adeptos do neoliberalismo foram: 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.