Tudo sobre a Segunda Guerra Mundial!

A Segunda Guerra Mundial: tudo o que você precisa saber!

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos de toda a humanidade. Além disso, as suas consequências foram perceptíveis não só nos países que estavam na guerra, mas em todo o mundo.

A guerra também desencadeou uma série de outros eventos históricos que são muito explorados pelas principais provas do país. Dessa maneira, é fundamental que você saiba o que foi a Segunda Guerra Mundial e quais as suas consequências.

A Segunda Guerra Mundial: Introdução

Entre os anos de 1939 e 1945 ocorreu o segundo conflito da humanidade em escala global.

A Segunda Guerra Mundial, que teve origem no continente europeu, acabou desencadeando consequências em diversos continentes e matou mais de 60 milhões de pessoas.

A Segunda Guerra Mundial: Contexto histórico

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha vivia uma mistura de sentimentos que envolviam revolta e humilhação.

Os alemães consideram injusta a derrota e o Tratado de Versalhes que proibia o país de ter aviões e navios de guerra e permitia que eles possuíssem apenas 100 mil soldados de infantaria. Além disso, o Tratado decidia que a Alemanha deveria pagar uma indenização aos vencedores e entregar suas colônias aos países vitoriosos.

Devido a esses sentimentos que estavam se espalhando pelo país e uma grave crise econômica, Adolf Hitler chega ao poder.

Com promessas de retorno da dignidade alemã, patriotismo e perseguição as minorias — que eram consideradas culpadas pelas mazelas do país — Hitler assumiu o poder de maneira democrática.

A medida que a economia se recuperava, iniciou-se então a fase de rearmamento do país.

Com isso, Hitler iniciou, então, o processo de expansionismo alemão. A ideia era recuperar territórios que já haviam sido ocupados pelos germânicos e construir o Terceiro Reich, império da raça pura, ou dos arianos.

A Segunda Guerra Mundial teve início com a invasão da Polônia. Com a invasão, franceses e ingleses declaram guerra.

A Segunda Guerra Mundial: Fatos marcantes

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre dois grupos: os Aliados (Reino Unido, União Soviética, França e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Outros países se juntaram aos grupos no decorrer da guerra.

Entre os acontecimentos mais marcantes da Segunda Guerra Mundial podemos destacar:

  • Os campos de concentração criados pelos alemães para o extermínio de judeus, ciganos, homossexuais, comunistas e inimigos.
  • Os ataques de bombas a Hiroshima e Nagasaki, feitos pelo exército americano. As bombas dizimaram cidades e mataram milhares de pessoas inocentes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.