New Deal: entenda tudo sobre a política de Roosevelt!

New Deal: política do governo de Franklin Roosevelt

O New Deal foi uma política criada pelo presidente americano Franklin Roosevelt para tentar resolver uma das tantas crises do país.

Porém, esse conjunto de políticas foi muito importante e muito inovador, sendo objeto de muitas análises. E é justamente por isso que ele aparece nas mais diversas provas do país até os dias de hoje.

Assim, se você deseja obter um alto desempenho nas provas de humanas, especialmente na do ENEM, você deve dominar essa política.

New Deal: Introdução

O New Deal foi criado durante o governo do presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt no período entre 1933 até 1937. 

O projeto englobava uma série de programas que seriam implementados no país para recuperar e reformar a economia.

A intenção do governo americano era restabelecer os empregos dos trabalhadores, garantir a redistribuição dos lucros e aumentar o poder aquisitivo dos consumidores, que havia sido perdido na crise de 1929.

Além disso, é importante ressaltar que o New Deal foi inspirado nas ideias do economista John Keynes.

Dessa maneira, muitas medidas foram adotadas. Entre as principais, podemos citar:

  • A criação do salário desemprego para amenizar a situação de miséria dos desempregados
  • Criação da previdência social
  • Adoção de preço fixo para produtos básicos como carvão, cereais e petróleo.

Outras ações envolviam, por exemplo, a construção de diversas obras públicas para gerar novos postos de trabalho, a legalização dos sindicatos, a definição de uma jornada de trabalho de 8 horas, empréstimos para fazendeiros arruinados para que eles pagassem as dívidas acumuladas e voltassem a produzir, erradicação do trabalho infantil e controle da produção buscando assim a manutenção dos preços dos produtos.

Essas medidas não acabaram com a crise econômica do país, mas, por um período, conseguiram a manter estável. 

New Deal: Contexto histórico

O ano era 1929 e estava instalada nos Estados Unidos uma das maiores crises econômicas já conhecidas. Porém, essa crise se espalhou por todo o mundo, não se restringindo somente ao seu país de origem. E isso se deve ao fato de que os EUA eram  um dos maiores importadores de produtos.

Depois de quatro anos da crise, as taxas de desemprego estavam em alta e milhões de americanos estavam desempregados.

Porém, com a instalação do New Deal, a economia economia americana já respirava aliviada em 1940 e havia conseguido reestabelecer os seus índices de antes da crise de 1929.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.