Governo de Ronald Reagan: resumão!

Governo de Ronald Reagan: aquilo que você precisa saber

Ronald Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos, iniciando o seu mandato no ano de 1981, após vencer as eleições de 1980. 

O seu governo é abordado por diversas provas de história, especialmente em questões que o relacionam à Guerra Fria.

Governo de Ronald Reagan: Introdução 

O republicano Ronald Reagan se tornou presidente dos Estados Unidos no ano de 1981, após vencer as eleições de 1980 contra o democrata Jimmy Carter.

O seu governo foi marcado pela política neoliberalista e pelo anticomunismo, caracterizado, principalmente, pela chamada Doutrina Reagan.

Quem era Ronald Reagan?

Ronald Reagan nasceu no ano de 1911, na cidade de Tampico, Estados Unidos. Reagan foi, por muito tempo, ator de Hollywood, atuando em mais de 50 filmes americanos. Posteriormente, em 1967, o futuro presidente se tornaria governador da Califórnia.

Enquanto presidente, Reagan assumiria o cargo no ano de 1981, pouco tempo depois de vencer a eleição, e terminaria o seu segundo mandato em 1989.

Ronald Reagan faleceria no ano de 2004, vítima de uma pneumonia. 

Governo de Ronald Reagan: Características 

Ronald Reagan assumiu, em seu governo, uma clara postura neoliberalista. Assim, em oito anos, o presidente eliminou diversos programas de assistência social e diminuiu consideravelmente os gastos públicos que eram destinados à serviços para a população. Em contrapartida, Reagan diminuiu os impostos sobre as grandes fortunas e beneficiou, de diversas maneiras, os grandes banqueiros da bolsa de valores de Wall Street. 

Reagan foi um grande aliado de Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido na época. Estudiosos afirmam que os líderes assumiram papéis fundamentais na consolidação do neoliberalismo no século XX.

Ainda, o presidente ordenou o fechamento de sindicatos e de muitas fábricas importantes. Dessa maneira, podemos afirmar que a classe trabalhadora foi fortemente prejudicada durante os dois mandatos de Reagan. Assim, apesar de diminuir a inflação e a taxa de desemprego, o governo de Ronald Reagan foi responsável por aumentar a desigualdade social nos Estados Unidos. 

Outra característica marcante do governo de Ronald Reagan foi o anticomunismo, expresso em sua política denominada de Doutrina Reagan. Vale ressaltar que, na época de seus dois mandatos, a Guerra Fria ainda acontecia, mesmo que a União Soviética estivesse entrando em declínio. Inclusive, historiadores afirmam que Reagan teria colaborado para o fim da União Soviética, que aconteceu no ano de 1991, ao lado de Mikhail Gorbachev, líder da URSS

Por fim, durante o seu segundo mandato, Reagan iniciou uma grande guerra contra as drogas, com a criação da campanha Just Say No (Apenas diga não). Sua esposa, a primeira-dama Nancy Reagan, participou ativamente dessa política com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os efeitos negativos das drogas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.