MTur destaca o impacto da indústria de cruzeiros na economia nacional

O Ministério do Turismo (MTur) destaca o impacto da indústria de cruzeiros na economia nacional. Saiba mais detalhes!

Relevantes debates estão sendo realizados sobre a indústria de cruzeiros e sua importância para a economia nacional, tanto na geração de postos de trabalho, como no impacto do setor na renda do cidadão, de acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur).

MTur destaca o impacto da indústria de cruzeiros na economia nacional

De acordo com a divulgação oficial, essa temática é foco do 4° Fórum Clia Brasil, realizado nesta quarta-feira (14.09) no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília (DF) pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos.

O Ministério do Turismo (MTur) destaca que, no evento, representantes de empresas do setor, de agências reguladoras e outros players do mercado discutem as tendências, o impacto do segmento na economia, a regulação e os desafios do futuro. 

Elevação do setor de serviços

Conforme destaca o Ministério do Turismo (MTur), o setor de cruzeiros muda a realidade das cidades que recebem as embarcações, tendo em vista a movimentação de turistas no comércio local, nos restaurantes e no artesanato, entre outros.

Além disso, o retorno dos cruzeiros após a paralisação imposta pela pandemia foi destacado como o resultado de um conjunto de ações em prol do setor, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Dados da FGV

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), segundo a Fundação Getúlio Vargas, a última temporada de cruzeiros registrou 141,8 mil passageiros transportados, a geração de 22 mil empregos e a movimentação econômica de R$ 1,5 bilhão, apesar de uma pausa de dois meses nas viagens.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil, prevista para ser a maior dos últimos 10 anos, teve a confirmação de mais uma embarcação de cabotagem e ampliou o número de leitos ofertados para 780 mil – alta de 47% na comparação com os 530 mil disponibilizados em 2019/2020.

O Ministério do Turismo (MTur) destaca que, com isso, o setor tem a expectativa de criar 44 mil empregos no país de forma direta, indireta e induzida, além de gerar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional, motivado por gastos de armadoras, cruzeiristas e tripulantes nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas.

A economia nacional se beneficia de forma ampla através do turismo

O turismo impacta a economia nacional de diversas formas. Visto que o Ministério do Turismo (MTur) divulga periodicamente dados relevantes sobre os benefícios do setor de turismo para a economia local e o empreendedorismo e, por conseguinte, para a economia do Brasil. Uma vez que o nosso país possui destinos muito procurados devido à sua cultura rica e diversificada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.