Motivos para aprender um novo idioma

Os motivos para aprender um novo idioma podem fazer com que, a partir de hoje, você olhe para essa atividade de uma forma diferente. Isso porque, infelizmente, algumas pessoas ainda deixam a procrastinação vencer, crendo que aprender um novo idioma é algo muito trabalhoso e que, inclusive, não compensa.

Porém, a verdade é que esse tipo de aprendizagem pode gerar uma série de benefícios para as nossas vidas. Quer saber quais são esses benefícios? Então acompanhe este conteúdo e confira tudo!

5 motivos para aprender um novo idioma

São diversos os motivos para aprender um novo idioma. No entanto, listamos 5 das principais razões para começar uma nova empreitada como esta. Esperamos que elas possam abrir a sua mente e fazer você pensar nessa possibilidade com mais carinho. Veja:

1. Estímulos cerebrais que protegem os neurônios

Você sabia que aprender um novo idioma é algo muito rico e benéfico para a nossa saúde cerebral? Pois é! Isso porque a aprendizagem de novas habilidades, especialmente complexas como um novo idioma, estimula os nossos neurônios.

Esse tipo de estímulo é importante, inclusive, para proteger-nos da morte de neurônios. Isso mesmo! Estudar um novo idioma – assim como aprender coisas novas de maneira geral – nos ajuda a proteger a saúde cerebral, possibilitando mais qualidade de vida – por mais tempo.

2. Contato com novas culturas que expandem a mente

O contato com novas culturas, em viagens ou mesmo estudando sobre o país de um determinado idioma, pode nos ajudar a expandir a nossa mente.

Quebramos muitos preconceitos quando temos a oportunidade de contatar estilos de vida diferentes. E assim, conseguimos enxergar novos valores e qualidades na vida e no mundo como um todo.

Além disso, esse contato proporciona a aprendizagem de habilidades que podem estar adormecidas dentro de nós.

3. Possibilidade de destaque no mercado de trabalho

A possibilidade de destaque no mercado de trabalho é um dos motivos para aprender um novo idioma, mas não o único. Sabemos que este é o mais almejado por algumas pessoas e, por isso, não poderíamos deixar de listá-lo aqui, não é mesmo?

4. Melhora a sua criatividade

Aprender coisas novas e ter contato com situações diferentes – inclusive com idiomas diferentes, nos ajuda a melhorar a nossa criatividade.

Isso decorre do fato de que “coisas novas” permitem que o nosso cérebro aprenda e absorva informações distintas. Consequentemente, criamos um verdadeiro “repertório” de memórias e conhecimentos dentro de nós.

Esse repertório pode ser usado no dia a dia de trabalho, viabilizando mais criatividade para os momentos que exigem esse tipo de habilidade importante.

5. Impacta o seu autoconceito e autoestima intelectual

Um dos motivos para aprender um novo idioma envolve-se com a nossa autoestima e o nosso autoconceito. Isso porque quando aprendemos algo novo e sentimos que estamos dominando aquele assunto, a tendência é que tenhamos uma visão mais positiva de nós mesmos.

Esse tipo de visão impacta a nossa motivação e pode nos ajudar a desenvolver uma rotina de trabalho e estudos cada vez mais interessante.

 

E você? Tem algum motivo para acrescentar em nossa lista? Comenta aqui embaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.