Entrevista de emprego: conduza o seu comportamento e a sua narrativa profissional

Conduza o seu comportamento e a sua narrativa profissional durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis e relevantes!

Para muitos candidatos a entrevista de emprego é uma situação de nervosismo e ansiedade, já que muitas pessoas não lidam bem com a possibilidade de serem avaliadas.

Entrevista de emprego: conduza o seu comportamento e a sua narrativa profissional

Certamente, a entrevista de emprego é uma situação de nervosismo, por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato. Entretanto, quando esse nervosismo domina o comportamento do candidato, ele pode se tornar um ciclo de autossabotagem profissional fazendo com que o candidato fique aquém de todo o seu potencial dentro do mercado de trabalho atual.

Direcione a sua postura

Por isso, é importante que – na condição de candidato – você adote uma postura participativa durante a entrevista de emprego e tenha atenção plena na construção da sua narrativa. É importante que você trabalhe sua respiração e chegue ao local marcado para a entrevista de emprego com um pouco de antecedência; já que esse pequeno cuidado pode minimizar a sua ansiedade.

Adquira autoconhecimento profissional

Além disso, você deve se aprofundar no que tange ao conhecimento sobre o seu próprio currículo. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos positivos e destaque de forma orgânica seus resultados em seus empregos anteriores.

Fale sobre sua produtividade; gestão de pessoas; controles; condução de reuniões; treinamentos; comprometimento com metas; facilidade para vendas; senso de urgência; dentre outros aspectos que sejam referentes ao seu perfil profissional.

Direcione seus pontos negativos

Por outro lado, o candidato deve estar preparado para responder aos questionamentos sobre seus pontos negativos. Por isso, é importante que você saiba direcioná-los. Sendo assim, ao apresentar uma situação negativa, apresente também uma solução.

Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional; o que tem muito valor para uma empresa na era digital, considerando toda a volatilidade do mercado e a necessidade de adaptabilidade por parte dos profissionais.

Você pode se colocar como uma pessoa tímida e ressaltar que deseja estudar teatro, ou ainda, você pode informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em uma determinada vertente, porém, deve informar que já está realizando cotações em instituições específicas.

Evite gestos excessivos e uma postura fechada

Além dos fatores relacionados a sua narrativa, é  importante que tenha atenção plena a sua postura. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas; não gesticule excessivamente e mantenha contato visual com o profissional da entrevista de emprego. Dessa maneira, você estará se colocando de forma orgânica e tornando o processo seletivo genuíno eficiente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.