Motivação na metade do ano: É possível ter?

motivação na metade do ano nem sempre aparece. Algumas pessoas podem se sentir desanimadas pelo fato de que passaram-se quase seis meses e, ainda, não atingiram aqueles resultados que realmente gostariam de ter atingido.

Dessa forma, desenvolvemos este guia para que você possa iniciar a sua autoanálise partindo de fatores que podem lhe auxiliar nessas descobertas. Vamos juntos pensar em formas de ter motivação? Acompanhe!

É possível ter motivação na metade do ano? Como tê-la?

Antes de qualquer coisa, é importante respondermos a questão inicial deste post. E, sim, é possível ter motivação na metade do ano. Para isso, você precisa se manter sempre por perto das suas metas e dos seus objetivos, a fim de encontrar “força” naquilo que deseja.

Afinal, se você nem sabe mais quais são as suas metas de começo de ano, como poderá se desenvolver em cima delas? Como poderá encontrar motivações se sequer sabe para onde quer ir? Pense sobre isso!

A partir dessas análises, comece a praticar as nossas sugestões que forem pertinentes à sua realidade:

1. Análise do primeiro semestre do ano

Faça uma análise do primeiro semestre do ano. Embora ele ainda não tenha acabado, você pode começar a analisar tudo o que foi feito até aqui. Será que você obteve bons resultados? O quanto você acredita que cresceu nos últimos meses?

O ideal é que você faça uma análise com base nas mais diversas esferas da sua vida. Por exemplo:

  • Vida amorosa;
  • Vida familiar;
  • Profissional;
  • Acadêmica;
  • Emocional;
  • Saúde física e mental;
  • Entre outras áreas.

Lembre-se de que esse tipo de processo de autoconhecimento não precisa ser rápido. Essa análise pode acontecer no seu tempo, de uma forma equilibrada e saudável.

2. Análise das metas do início do ano

Depois de analisar como foi o seu semestre, retome as suas metas do início do ano. Elas podem lhe ajudar a ter mais motivação na metade do ano. Pois como mencionamos, às vezes até nos esquecemos de nossos objetivos iniciais, e quando os retomamos, podemos sentir um “gás a mais” para ir adiante.

3. O que foi alcançado? O que não foi? Por quê?

Dentro da sua análise, verifique quais metas do início do ano já foram alcançadas no primeiro semestre. Também verifique aquelas que estão pela metade ou que sequer começaram. Tudo isso pode lhe ajudar a ter uma visão mais ampla de quais caminhos seguir de agora em diante – e essa visão instiga a motivação.

Tente entender o porquê das coisas. Por que não alcançou algo? Por que ainda não finalizou uma meta? Ter esse entendimento lhe ajuda a colocar em prática as mudanças que podem melhorar o seu desempenho no segundo semestre.

4. Traçar passos com base nas metas antigas e novas

Por fim, trace novos passos para serem seguidos de agora em diante. A motivação na metade do ano só nascerá se colocarmos objetivos que instiguem um movimento em nossas vidas.

Imagine o seu futuro com as metas alcançadas… Agora, deixe essas metas sempre visíveis e, todos os dias, olhe para elas. Sinta o que elas têm a dizer e bom crescimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.