13º do INSS: veja quem recebe antecipação nesta quinta-feira (2)

Segundo as informações oficiais, mais três grupos recebem antecipação do 13º salário nesta terça-feira (2). Veja detalhes

Nesta quinta-feira (2), o Governo Federal segue com as liberações da segunda parcela da antecipação do 13º salário para os usuários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com informações oficiais, hoje existem dois pagamentos paralelos acontecendo. Um para quem recebe um salário mínimo e outro para quem recebe mais do que este patamar.

Veja abaixo

  • Quinta-feira (2)
    * Segurados que recebem um salário mínimo – final do número do benefício 7
    * Segurados que recebem mais de um salário mínimo – final do número do benefício 2 e 7

O cidadão não pode esquecer que os pagamentos da antecipação do 13º salário consideram o número final do benefício, mas sem considerar o que vem depois do dígito verificador.

Segundo informações do próprio INSS, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação do dinheiro do 13º salário. Nesse sentido, o saldo é depositado automaticamente exatamente na mesma conta em que o indivíduo está acostumado a receber o saldo do seu benefício. Dessa forma, não é aconselhável clicar em nenhum link para se inscrever nos recebimentos.

Qualquer cidadão pode ir pessoalmente até uma agência do INSS para falar com um atendente sobre o tema. Dessa maneira, o indivíduo também poderá tirar algumas dúvidas sobre o sistema de recebimento do 13º salário para aposentados do Instituto este ano. Certifique-se de verificar o horário de funcionamento da sua agência antes de sair de casa.

Como consultar dados do INSS

Neste momento, qualquer cidadão já pode consultar os valores programados para a segunda parcela da antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações oficiais, não é necessário sair de casa para realizar a verificação dos valores. Basta ter conexão de internet.

O INSS informa que pouco mais de 31 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto já podem realizar a consulta. São basicamente as mesmas pessoas que receberam a primeira parcela, que foi paga pelo Governo Federal entre os meses de abril e maio deste ano de 2022.

A segunda rodada começou a ser depositada no dia 25 de junho para as pessoas que recebem um salário mínimo no benefício do INSS, ou seja, R$ 606 por mês. Por outro lado, já a segunda parcela para os indivíduos que recebem mais de um salário mínimo começou a ser paga no dia 1 de junho.

Não é a primeira vez

Esta não é a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS. Eles também adiantaram as liberações nos anos de 2020 e de 2021 nestes mesmos moldes.

Com a antecipação para o primeiro semestre, os segurados ficaram sem nenhum tipo de complemento no final do ano. No Congresso Nacional, uma série de projetos tentam liberar os pagamentos de um 14º salário para os segurados.

Na última semana, membros do Congresso Nacional iniciaram os debates em torno do tema. No entanto, as conversas não avançaram. Neste momento, é provável que os segurados do INSS fiquem sem o adicional de dezembro, assim como aconteceu nos dois anos anteriores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.