RS lança novo Auxílio de R$ 1 mil. Veja quem pode receber

Segundo as informações do governo local, novo auxílio emergencial será pago para pessoas que sofrem com estiagens no estado

O Governo do estado do Rio Grande do Sul anunciou a criação de um novo auxílio emergencial. O benefício fará pagamentos de até R$ 1 mil por família e será destinado para as pessoas que sofrem com os efeitos da seca na região. De acordo com as informações oficiais, os agricultores que moram em áreas de zona rural são o foco do projeto.

O lançamento do programa aconteceu ainda no final da tarde desta quarta-feira (1). Nesse sentido, o governo local explicou que além do auxílio, pretende liberar um valor para a criação de um projeto com investimentos na agropecuária do estado do Rio Grande do Sul. O anúncio é uma espécie de cumprimento de uma promessa do governo local.

Anteriormente, há pouco mais de um mês, um grupo de agricultores chegou a ocupar um dos prédios do governo do Rio Grande do Sul. Na ocasião, os trabalhadores pediram por um auxílio para ajudar as famílias que não estavam conseguindo nenhum tipo de renda por conta do período de seca que atinge a região desde o início do ano.

Posteriormente a ocupação do prédio, membros do governo local chegaram a um acordo com os trabalhadores e garantiram apresentar a nova proposta de auxílio em breve. O que se concretizou nesta quarta-feira (1). No entanto, o projeto ainda precisa ser regulamentado, o que atrasará os pagamentos para o terceiro trimestre.

Dessa forma, estimativas do próprio governo local dão conta de que aproximadamente 14,3 mil famílias receberão o montante. “Para chegar ao valor, levamos em consideração uma série de fatores, mas especialmente a capacidade fiscal para honrarmos o repasse. Não adianta anunciarmos um valor que não tenhamos condições de efetuar o pagamento”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Auxílio para vítimas

Nesta semana, o debate em torno da criação de auxílios para pessoas que são vítimas de fenômenos naturais voltou para a pauta do Congresso Nacional. Tudo por causa do temporal que atingiu o estado de Pernambuco na última semana.

Nesse meio tempo, ao menos três deputados protocolaram projetos que criam auxílios sociais  para pessoas  afetadas por desastres naturais como secas, deslizamentos, temporais e fenômenos semelhantes.

Por outro lado, ao contrário da confirmação do auxílio no Rio Grande do Sul, do ponto de vista nacional nada está confirmado ainda. Neste momento, não há uma data para a votação dos projetos apresentados por parlamentares na Câmara dos Deputados.

Desastres

Dados levantados por emissoras de TV, mostram que o Brasil se aproxima da marca de 500 mortes em decorrência de desastres naturais. Isso nos últimos seis meses. Só em Pernambuco, o governo local confirmou 120 óbitos na noite desta quarta-feira (1).

Além de Pernambuco, estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro também passaram por desastres semelhantes causados pelas fortes chuvas nos últimos meses. Em Teresópolis, mais de 200 morreram.

Além das chuvas, algumas regiões sofrem com as secas. Embora o número de mortes seja menor, as famílias que sobrevivem da agricultura sofrem perdas. Com isso, não conseguem manter as suas rendas. Dessa forma, elas recorrem ao estado em busca de auxílios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.