Mora sozinho? Veja se você poderá receber o VALE-GÁS nacional 2022

Pessoas que moram só querem saber se também terão chance de entrar no vale-gás nacional a partir de janeiro

O Ministério da Cidadania bateu o martelo e anunciou que neste mês de janeiro pagamentos do vale-gás nacional irão continuar. A expectativa é de que a partir da próxima semana, algo em torno de 5,4 milhões de pessoas possam começar a receber o benefício em questão de maneira retroativa.

Com a proximidade dessas liberações, muita gente quer saber quem são os brasileiros que poderão receber o benefício. Neste sentido, uma das perguntas está circulando pela internet: Afinal, quem mora sozinho vai poder receber o vale-gás nacional a partir deste mês de janeiro, ou essas pessoas terão menos chances?

Essa é uma dúvida que está surgindo pois sabe-se que o Governo Federal baixou um decreto afirmando que indivíduos que moram em famílias numerosas estão entre os grupos prioritários para o programa. Esta, de fato, foi uma informação que acabou assustando as pessoas que moram sozinhas.

Mas é preciso ter calma neste momento. Pelo menos em tese, esses cidadãos que não moram com mais ninguém ainda possuem chance de receber o benefício em questão. Para isso, eles precisam atender a todas as regras anteriores. Então é importante ter cadastro no Cadúnico e obedecer os limites de renda do programa.

Esses são, portanto, os dois itens iniciais do vale-gás nacional. Logo depois, sabe-se que é importante que esse cidadão que mora sozinho esteja dentro do Auxílio Brasil. Isso porque esse grupo vai ter preferência no atendimento do novo projeto, segundo diz o Ministério da Cidadania neste momento.

A questão da renda per capita

Em tese, podem receber o vale-gás as pessoas que possuem uma renda per capita de até meio salário mínimo. Só que no decreto do Governo Federal, eles decidiram que irão optar sempre pelos cidadãos que tenham os menores valores.

Então quanto menor a renda dessa pessoa que mora sozinha, maior é a chance de entrar para o vale-gás. Isso considerando sempre que esse cidadão vai estar no Cadúnico e também dentro do Auxílio Brasil.

Importante salientar que a conta da renda per capita para uma pessoa que mora sozinha leva em consideração apenas a renda total. Não é preciso tirar uma média. Quem não recebe nada tem renda per capita de R$ 0, por exemplo.

Critério de desempate

Se ele cumprir essas duas regras, então ele vai ter até mais chances de receber o vale-gás se compararmos com uma família numerosa mas que tem uma renda per capita maior que a dele.

Isso acontece porque o peso de ter uma renda per capita mais baixa é maior do que o peso de número de indivíduos em uma mesma casa. Nesse caso, portanto, a pessoa que mora só teria até mais chances de receber o vale-gás.

Vale-gás: o que se sabe

De acordo com o Ministério da Cidadania, o vale-gás nacional vai pagar sempre, no mínimo, a metade do valor do botijão de 13kg. Os repasses, aliás, irão acontecer sempre a cada dois meses. Para janeiro o patamar será de R$ 52.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.