Atualização no Cadúnico pode bloquear o Auxílio Brasil? Entenda a lógica

Nas redes sociais, muita gente que faz parte do Auxílio Brasil afirma que tem medo de atualizar o Cadúnico por causa do Auxílio Brasil

O Governo Federal deve começar dentro de 10 dias os repasses da terceira rodada do Auxílio Brasil. Desta vez, de acordo com o Ministério da Cidadania, a expectativa é que algo em torno de 18 milhões de pessoas possam receber o benefício em questão. Os valores seguirão turbinados. Ninguém deve receber menos do que R$ 400.

Mas mesmo diante da confirmação dessas informações, é possível perceber que muita gente ainda tem dúvidas sobre o programa. Uma dessas questões está tirando o sono de várias pessoas neste momento. “Se eu atualizar o Cadúnico, corro o risco de ter um bloqueio no Auxílio Brasil?”, questionou uma internauta.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é não. A atualização em si do Cadúnico não faz com que ninguém perca o benefício em questão. Mas é preciso prestar atenção que uma mudança de informação pode. Então é uma questão bem complexa que precisa ser analisada com muita calma.

Vamos para um exemplo. Imagine que em uma família de 5 indivíduos, uma resolve se mudar. Essa mudança precisa constar na atualização do Cadúnico. Quando isso acontecer, a renda per capita desse núcleo familiar vai possivelmente mudar. Isso porque a divisão não é mais para 5 pessoas, mas para 4.

Nesse caso, há sim o risco de essa família não atender mais todos os critérios de entrada do Auxílio Brasil. Então o bloqueio pode acontecer. Mas é importante ressaltar que o motivo não foi a atualização em si, e sim a mudança de informação, que poderia acabar sendo descoberta pelo Governo Federal de alguma forma.

Mudei de cidade, posso perder Auxílio?

Quem muda de cidade precisa atualizar a informação no Cadúnico. E, em tese, isso não vai interferir no pagamento do programa. Se todo mundo da mesma casa apenas mudou de cidade, então não haverá qualquer mudança na renda.

A não ser que essa mudança tenha acontecido por causa de um novo emprego que vai pagar mais para algum integrante da família. Aí neste caso, poderá existir um bloqueio no Auxílio, mas não por causa da mudança em si.

E se eu decidir não atualizar?

De acordo com o Governo Federal, essa não é uma opção. Pelas regras do Cadúnico, sabe-se que é obrigatório atualizar as informações da lista pelo menos uma vez em dois anos. É o que se sabe até este momento.

Mas a regra geral mesmo é atualizar as informações sempre que existir alguma mudança estrutural na família dos cidadãos. Vale lembrar que a não atualização do Cadúnico pode acarretar em bloqueios do Auxílio Brasil e de outros programas também.

Mudança pode ter outro efeito

Vamos imaginar uma outra situação. Imagine que em uma família de 5 pessoas, uma decida se mudar. Já falamos sobre isso aqui. Mas imagine agora que esse integrante que saiu foi justamente o único que tinha algum ganho em dinheiro.

Neste caso, a sua saída da casa vai fazer com que a renda per capita da família desabe. Nesta situação, o que se sabe é que eles terão direito de seguir no projeto e em um nível de prioridade ainda maior. Então a atualização em si não tem o poder de bloquear o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.