Mindfulness para concursos: como colocar em prática

mindfulness para concursos pode ser uma excelente forma de melhorar o foco e a concentração nos estudos. Isso porque você estará trazendo a sua atenção para o presente, o que é fundamental para conseguir se atentar ao que é aprendido.

Além disso, essa prática pode lhe ajudar a se sentir menos estressado e ansioso no dia a dia, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar como um todo.

Para praticar o processo é preciso conhecê-lo um pouco mais. Veja, neste conteúdo, considerações importantes nesse sentido. Acompanhe!

O que é mindfulness?

O mindfulness nada mais é do que uma prática que visa o foco no aqui e agora. É deixar de lado qualquer interferência de antecipação (que tenha a ver com o futuro) e sobrecarga do passado.

Assim você consegue viver o momento atual de uma forma mais plena, impedindo que a sua mente e o seu corpo ajam no piloto automático. Dessa forma você mantém uma atenção plena nas suas atividades, aprende mais e se sente mais tranquilo e focado.

Afinal, quem nunca se sentiu ansioso quando parou para pensar na carga de materiais pendentes na hora de estudar? Pois é!

Por isso, pensar no presente pode ser um grande alívio para quem sofre pelo o que sequer aconteceu.

Como colocar em prática o mindfulness para concursos?

Agora que você já sabe o que é mindfulness, vamos ver algumas dicas de como colocar em prática no dia a dia de estudos. Veja algumas sugestões:

1- Comece aos poucos

Comece a incluir a prática na sua rotina aos poucos. Assim você vai aprendendo a focar no aqui e agora. Comece, por exemplo, com um minuto, depois com cinco, e assim por diante. Conforme você for dominando seus pensamentos e sensações, você vai tornando a prática mais prolongada.

2- Foque no presente e observe as reações do seu corpo

Traga sempre a sua atenção para o presente. Observer as sensações do seu corpo. Ouça a sua respiração, sinta o seu coração, a sua pele tocando na roupa, e assim por diante.

Observe a luminosidade do ambiente em que você está, sinta os aromas do espaço, o clima, entre outras possibilidades. Tudo isso pode lhe ajudar a se sentir mais presente.

3- Respire profundamente

Foque em estabelecer uma respiração mais profunda. Se necessário, feche os olhos e transporte-se para dentro de si mesmo. Respire fundo, controle as sensações do seu corpo e sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões.

4- Evite de viajar nos pensamentos

Sempre que perceber que está viajando em seus pensamentos, traga-os para o presente. Se sentir que está pensando em algo que não está relacionado com o aqui e agora, recomece o processo de mindfulness para concursos.

5- Pratique diariamente para melhorar sua concentração

Pratique o mindfulness para concursos diariamente, e preferencialmente um pouco antes de estudar. Isso fará com que a sua mente fique mais limpa e calma na hora de aprender algo novo.

Construa um futuro mais saudável com essa prática simples. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.