Você faz microgerenciamento? Analise com esta reflexão

microgerenciamento pode ser um grande problema na rotina de qualquer indivíduo. Por meio dele, até mesmo as atividades que são delegadas se tornam um fardo.

Diante desse cenário, elaboramos este conteúdo com o intuito de ajudar você a refletir sobre o assunto e, assim, viabilizar um caminho mais saudável no dia a dia de trabalho. Acompanhe e saiba mais.

O que é microgerenciamento?

O microgerenciamento nada mais é do que o comportamento de querer microgerenciar todas as atividades. O líder, apesar de delegar algumas tarefas, precisa dar o seu “toque final” em cada uma delas, acompanhando os mínimos detalhes, fazendo alterações, etc.

Isso faz com que a ação de delegar não tenha serventia alguma, uma vez que o líder acaba por ter que fazer tudo, da mesma forma.

Esse comportamento impede que haja um desenvolvimento da equipe, garante a desmotivação dos funcionários e, ainda, sobrecarrega o líder.

Por isso, sempre frisamos que atuar como um microgerenciador pode ser bem prejudicial.

Será que você faz o microgerenciamento? Reflita conosco!

Agora que você entendeu o conceito de microgerenciar, vem aquela dúvida: Será que você tem atuado dessa forma?

Para responder isso de maneira precisa, é necessário fazer uma autoanálise profunda da sua rotina de trabalho. Verifique até que ponto a ação de delegar tarefas tem trazido verdadeiros resultados para a sua rotina. Caso não estejam promovendo um desenvolvimento sadio do time, talvez seja a hora de analisar os motivos pelos quais isso acontece.

Sendo assim, atente-se aos sinais do microgerenciamento no trabalho:

  • Alta carga de trabalho, mesmo quando são delegadas.
  • Você sente a necessidade de verificar tudo o que o seu time está fazendo.
  • Você sente que não está fazendo um bom trabalho se deixar tudo nas mãos de outra pessoa.
  • Acredita que apenas o que você faz é o que verdadeiramente atinge um grau de excelência.
  • Apega-se demais aos resultados, evitando que outras pessoas tomem decisões pois quer que os resultados sejam sempre seus.
  • Você foca muito na perfeição de cada tarefa, sendo um verdadeiro perfeccionista.
  • As pessoas estão desmotivadas à sua volta, uma vez que você nunca acha nada bom, quando feito por mãos alheias.
  • Você se sente cada vez mais sobrecarregado e frustrado com as demandas de tarefas.
  • Delegar tarefas? Só em últimos casos, quando parece que tudo está desmoronando. E ainda assim você dá uma “repaginada” na tarefa, depois que o liderado a entrega.

Fuja da posição de microgerenciador e delegue mais

Se você detectou o microgerenciamento na sua forma de atuar, este é um bom momento para implementar mudanças. Fuja dessa sobrecarga que a sua mente tem criado para si mesmo!

Aprenda a delegar melhor e mais tarefas, evitando que tudo fique preso em um gargalo sobre a sua mesa. Também procure conversar com a sua equipe para entender quais são as habilidades profissionais de cada um, evitando aquela sensação de estar “delegando errado”.

Por fim, considere o fato de que não existe perfeição em nenhuma circunstância da vida. Isso quer dizer que os resultados nunca serão 100% do jeito que você almejava. Sempre haverá algo que possa ser mudado – mas nem por isso ele precisa ser.

Ter essa visão e lidar com o microgerenciamento dessa forma é fundamental para a qualidade de vida no trabalho. Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.