Microgerenciador: Por que ser microgerenciador é negativo?

Ser microgerenciador pode ser bastante perigoso. No começo, talvez os sinais não apareçam. Mas à medida que o tempo passa, esse tipo de postura tende a minar os resultados de qualquer empresa ou negócio.

Por isso, reunimos informações importantes sobre o tema, ao longo deste conteúdo. Nosso intuito é ajudar você a evitar esse tipo de situação no seu dia a dia, por meio da sua autoanálise. Acompanhe e saiba mais.

O que é ser microgerenciador?

Ser microgerenciador é ser um gestor que não consegue delegar tarefas de forma efetiva. Ele até pode delegar, mas na hora em que recebe o projeto ou atividade pronta, coloca a “mão na massa” e muda uma série de coisas. Ou seja, precisa estar, o tempo todo, mudando o que os outros fazem, por medo de que não esteja “perfeito”.

Esse tipo de comportamento tira o sentido da atitude de delegar funções. Afinal, do que adianta delegar algo se, no fim do dia, você irá refazer a maior parte das atividades? Pois é!

Por isso, ser microgerenciador é muito perigoso e pode desencadear uma série de efeitos negativos no curto, médio e longo prazo. Logo abaixo damos mais detalhes.

Por que ser microgerenciador é algo negativo?

Como mencionamos logo acima, ser microgerenciador é algo muito perigoso e que pode trazer efeitos negativos para o trabalho. Abaixo exemplificamos algumas situações que costumam ocorrer em decorrência desse microgerenciamento:

1. Sobrecarga de tarefas

Quando caímos no erro de querer gerenciar todas as atividades que estão envolvidas com o nosso dia a dia, a consequência é atingir a marca de sobrecarga no trabalho.

Afinal, se estamos cumprindo as nossas tarefas, e ainda dando uma “arrumada” nas tarefas alheias, significa que estamos cumprindo nossas atividades e as atividades dos outros! E isso não tem sentido algum, concorda?

Pelo contrário! Esse tipo de ação pode esgotar a sua saúde mental, causar a exaustão física e desencadear uma série de problemas no curto e longo prazo. Fique atento.

2. Baixa produtividade

E por falar em exaustão, a mania de ser microgerenciador também pode reduzir a sua produtividade e a produtividade de todo o seu time. Se você sempre tiver que analisar as tarefas de cada um, e ainda fazer uma série de mudanças, consequentemente irá reduzir a sua produtividade nas suas obrigações, por estar ocupado com algo que não é seu, concorda?

Como consequência, todos os envolvidos saem perdendo: as pessoas que sabem que nunca irão suprir suas expectativas; você, enquanto faz mil e uma coisas e não consegue concluir grande parte delas; os seus clientes, que recebem essas tarefas prontas; e assim por diante. Cuidado!

3. Equipe desmotivada e desconectada

Nenhuma equipe se anima e se empolga ao estar diante de um microgerenciador. Afinal, ela se sente desvalorizada e desconectada da empresa, tendo em vista que nada do que ela fizer será bom o bastante.

Isso pode fazer com que a produtividade da sua equipe se reduza, com o passar do tempo, e com que o desânimo se torne um lema na sua empresa.

Fique de olho nos seus comportamentos e evite ser um chefe que microgerencia tudo!

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