Mercado de investimentos: eleve a sua rentabilidade de forma segura

Eleve a sua rentabilidade de forma segura no mercado de investimentos. Confira algumas dicas relevantes para o novo investidor!

Os novos investidores precisam de direcionamento para que obtenham sucesso no mercado de investimentos, considerando a sua volatilidade e inconstância.

Mercado de investimentos: eleve a sua rentabilidade de forma segura

É elevado o volume de novos investidores, conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB). Sendo assim, caso você seja um desses novatos no mundo dos investimentos, é relevante que se atente a alguns pontos para direcionar o investimento e elevar o seu nível de rentabilidade de forma segura.

Aprofunde o seu conhecimento

Primeiramente, você deve estudar o mercado financeiro; pois entender o conceito da economia pode te ajudar a entrar no mundo dos investimentos. Visto que é importante que você entenda o impacto da inflação nos investimentos e possa lidar com a volatilidade inerente a esse mercado.

No entanto, para que você se aprofunde nesses assuntos, é relevante que estude também os pontos importantes das opções oferecidas no mercado para novos investidores. Você pode fazer o uso das plataformas oficiais, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB) para que você entenda o funcionamento desse mercado. Visto que há funcionalidades relevantes nessas plataformas, como simuladores de investimentos.

Tenha cuidado com fraudes ou golpes

Embora não seja possível evitar os golpes, é possível minimizar a chance de você se tornar uma vítima de algum golpe na internet. Assim como o Pix e o Open Banking, o mercado de investimentos é utilizado para diversas ações de má fé. Sendo assim, desconfie de links recebidos de fontes desconhecidas, bem como não pague nenhum tipo de boleto ou aceite nenhum tipo de oferta que você receber por qualquer canal e faça a devida verificação na plataforma oficial da instituição.

Faça um planejamento financeiro

É muito importante adquirir o máximo de informação possível. No entanto, o planejamento financeiro poderá te dar maior clareza para que você escolha investimentos que atendam a sua real necessidade. Por isso, obter um planejamento pode te direcionar em curto, médio e longo prazo. É fundamental que você defina o seu prazo para investimento, os valores disponíveis e qual é a opção que melhor lhe atende no momento.

Comece pelas opções de renda fixa

Embora as opções variáveis possam ser mais rentáveis, também são mais arriscadas. Por isso, as opções de renda fixa são aconselháveis para os novos investidores. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma opção de renda fixa que permite que você invista valores baixos, de maneira que você possa entender o comportamento do mercado na prática e diversifique suas opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.