ProUni 2022/1: confira datas, regras e procedimentos

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital da 1ª edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2022 na última quarta-feira (19). De acordo com o documento, as inscrições para o primeiro semestre começam no dia 22 de fevereiro e se encerram às 23h59 do dia 25 seguinte.

O documento especifica ainda que as inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal do Prouni.

As bolsas ofertadas no Prouni visam facilitar o ingresso de jovens no ensino superior privado. Há duas modalidades de bolsa: integrais e parciais. As bolsas integrais cobrem todo o valor da mensalidade do curso, enquanto as parciais cobrem apenas 50% do valor mensalmente.

Para concorrer a uma bolsa integral, é preciso comprovar a renda familiar mensal bruta per capta de até 1,5 salário mínimo. Já para a bolsa parcial, a renda familiar mensal bruta per capta exigida é de até 3 salários mínimos.

Ainda de acordo com o edital, a seleção do Prouni 2022/1 será feita por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Portanto, só poderão concorrer às bolsas os estudantes que fizeram as provas do Enem 2021, que não tenham zerado a prova de redação e que tenham obtido, no mínimo, 450 pontos na média.

O edital especifica ainda que, para participar da seleção, o candidato não pode ter diploma de graduação, e deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e deve estar dentro do critério de renda estabelecido. Professores que trabalham na educação básica em escolas da rede pública podem participar independentemente do critério de renda.

Principais datas 

  • Período de inscrição: 22 a 25 de fevereiro.
  • Divulgação da 1ª chamada: 2 de março.
  • Comprovação das informações: 3 a 14 de março.
  • Divulgação da 2ª chamada: 21 de março.
  • Comprovação das informações: 21 a 29 de março.

Os candidatos que não forem convocados em uma das duas chamadas regulares poderão manifestar interesse em continuar na disputa por uma bolsa por meio da lista de espera. O período de inscrição na lista de espera é de 4 a 5 de abril.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular Misto 2022: Unifesp finaliza aplicação de provas nesta sexta (21).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.