Tudo sobre o mercado de franquias no Brasil

Veja como anda o setor e quais suas vantagens

O mundo de empresas franqueadas no Brasil está em pleno crescimento tendo em vista as grandes vantagens oferecidas. Por isso, que hoje, nós vamos indicar como anda o mercado de franquias no Brasil em termos de crescimento e razões para investir.

Mercado de franquias no Brasil -- Reprodução Canva
Mercado de franquias no Brasil — Reprodução Canva

Como está o crescimento do mercado de franquias no Brasil?

No ano de 2021, o ramo de franquias teve um crescimento de 10,7% de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), mesmo em um momento de incerteza econômica existente. Estes mesmos dados apontam que todos os 11 ramos de atuação dessas empresas obtiveram resultados positivos em comparação aos anos anteriores, gerando um aumento de 3,9% dos empregos formais.

Avaliando mais a fundo, percebe-se que se trata de um setor que é sólido se refletindo nos números apresentados, que causam atração dos empreendedores. Outro fator que impactou no crescimento das franquias, é o suporte dado pelas franqueadoras na orientação dos processos e operações.

Quais são as projeções para o mercado de franquias para este ano de 2022?

A ABF apresentou dados de projeções que preveem para este ano de 2022 o faturamento terá um aumento de 9% sobre o ano anterior. Assim, o crescimento no número de franquias ultrapassará 3.026 marcas atuantes no Brasil. A previsão é que existam mais de 183 mil unidades franqueadas em operação.

Mas atenção, pois é preciso que o empreendedor tenha alguns cuidados básicos antes de adquirir uma franquia como a procura de nichos que se enquadrem no seu perfil. Além disso, você deve buscar sempre investir de maneira adequada em valores que se encaixem na sua capacidade financeira, evitando, assim, o endividamento.

Quais são as tendências de mercado de franquias para 2022?

A principal tendência do mercado de franquias está na atenção redobrada para escolher um nicho que apresente boa lucratividade.

Além disso, houve o reforço de algumas possibilidades de trabalho no mercado de franquias como o home office e as micro franquias.

Home office

É o trabalho remoto, onde não há a necessidade de sair de casa. Se utiliza principalmente dos segmentos de e-commerce, franquias digitais, ou serviços delivery.

O modelo de negócio home office está em alta, tendo em vista:

  • O baixo custo de aquisição e operação, 
  • Poucos investimentos em equipamentos, necessitando em muitas situações somente de uma internet de qualidade e um computador/notebook.

Em paralelo com o sistema home office, está o sistema home based, onde o franqueado trabalha parte do tempo em casa e outra parte em atividades fora, seja levando produtos, prestando serviços ou captando clientes.

Micro franquias

As micro franquias são assim chamadas, de acordo com a ABF, pelos modelos de negócios que envolvem investimentos iniciais de até R$ 105 mil. Pelo fato de apresentar a característica de baixo custo, seu crescimento foi exponencial nos últimos anos e continuam sendo consideradas tendências de mercado de franquias.

Atualmente, existem em torno de 600 marcas que fazem parte desta modalidade, aumentando, assim, as possibilidades de escolha para os franqueados. São modelos de negócio home office, home based, quiosque, loja e container.

Por que investir no mercado de franquias no Brasil? 

Existem algumas vantagens que são bem significativas para investir no mercado de franquias em nosso país. Entre eles tem-se:

  • Segurança no negócio.
  • Empresa ser reconhecida no mercado de atuação.
  • Possui um repasse de know-how em termos de operações e sistemas de gestão.
  • Possui suporte integral da franqueadora para a implantação de uma nova unidade. Seja em forma de treinamentos, seja consultoria, ou assistência no plano de negócios. Assim, ajuda a prever os valores necessários para o franqueado operar, como: investimento inicial, previsão de capital de giro, gastos com infraestrutura e colaboradores, entre outros suportes oferecidos.
  • O retorno do investimento é relativamente rápido, em torno de 2 ou 3 anos.
  • Há possibilidade de crescimento dentro da própria franquia, adquirindo novas unidades franqueadas.
  • Possui um padrão preestabelecido de funcionamento, estabelecido em contrato.
  • Poder contar com a força de uma rede já consolidada no mercado e a segurança que ela apresenta.
  • Relacionamento entre franqueado e franqueadora de maneira contínua, enquanto durar o contrato de franquia.

Sendo assim, o mercado de franquias no Brasil está em crescimento acelerado devido às muitas vantagens existentes em realizar o investimento.

Dessa forma, acredite no setor de franquias e seja mais um empreendedor de sucesso no seu ramo de atuação. Certamente, com as informações trazidas no post de hoje, você teve o incentivo que precisava para iniciar de vez nessa área e ir atrás dos seus sonhos de forma efetiva!

Planeje, pesquise, avalie negócios que são parecidos com o que você pode fazer e prepare o terreno para, de fato, começar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.