Como funciona o vestibular da Unicamp?

Confira!

Como funciona o vestibular da Unicamp: descubra mais informações

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma universidade pública do estado de São Paulo que foi fundada no ano de 1966. Nos dias de hoje, ela é considerada uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.

A instituição realiza seus vestibulares sempre em duas etapas de provas. A  instituição tem mais de vinte mil alunos matriculados em seus 69 cursos de graduação.

Devido ao grande número de cursos de graduação oferecidos pela universidade, não é de se surpreender que a instituição seja a meta de muitos estudantes brasileiros.

Ficou interessado em saber mais sobre o processo seletivo da Unicamp? Então o artigo de hoje é para você! Continue lendo para descobrir mais informações sobre o vestibular da universidade.

Vestibular da Unicamp: primeira fase

A Unicamp seleciona seus alunos pelo vestibular, que é a principal forma de entrada na universidade. A primeira fase do processo seletivo é formado por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada.

O vestibular tradicional é ainda a melhor forma de entrada na Unicamp. Isso porque, 2540 vagas de um total de 3340 disponíveis são disponibilizadas por meio do processo seletivo. Porém, o candidato também pode entrar na Unicamp por meio dos usos da nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Vestibular da Unicamp: segunda fase

A segunda fase do vestibular da Unicamp é realizada em três dias, com quatro horas de duração cada dia.

No primeiro dia, o candidato deverá responder abertas sobre as matérias de Português, Literatura, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Ainda, ele também deverá redigir uma redação. A prova de redação é composta por dois temas, dos quais o aluno deverá escolher somente um para desenvolvimento.

No segundo dia, a prova será formada por seis questões de Matemática, quatro questões interdisciplinares e doze questões relacionadas ao curso escolhido pelo candidato

No terceiro dia, por sua vez, serão aplicadas as provas de habilidades específicas para os candidatos que se inscreveram nos cursos cuja prova é exigida, como Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Dança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.