Qual a melhor forma de aprender algo novo?

Encontrar a melhor forma de aprender algo novo pode ser mais fácil do que você imagina. Isso porque quando compreendemos a forma como o nosso cérebro aprende e qual a “sequência” que uma nova informação segue em nossa mente, tudo fica mais fácil de ser estimulado e transformado em uma memória de longo prazo.

Considerando isso, no conteúdo de hoje você encontrará informações sobre a melhor forma de aprender QUALQUER coisa. Acompanhe e entenda!

Qual a melhor forma de aprender algo novo?

A melhor forma de aprender algo novo se resume em: repetição. Mas não apenas uma repetição “superficial”. É preciso explorar os sentidos, estimulando a nossa mente a raciocinar sobre o que está sendo estudado. Além disso, é imprescindível fortalecer o cérebro com uma alimentação adequada, além de apostar em uma boa noite de sono.

Dito isso, vamos agora esmiuçar as considerações que devem ser levadas em conta quando se quer aprender algo novo:

1- Estímulos sensoriais precisam ser explorados em momentos diferentes

Nosso cérebro se comunica com o ambiente através de nossos cinco sentidos. Basta sentirmos um cheiro, por exemplo, que a nossa mente já irá analisar se isso se trata de um novo aroma, ou se é algo que já conhecemos. Assim, podemos reconhecer o cheiro da nossa comida favorita, ou associar um cheiro “estranho” com o cheiro mais semelhante que a nossa memória pode encontrar.

Sendo assim, é preciso que você explore os seus cinco sentidos quando estiver aprendendo. Quanto mais você conseguir transformar a sua matéria estudada em estímulos diferentes, melhor será para o seu cérebro assimilar aquela nova informação com algo que ele já sabe.

Por exemplo, ao invés de simplesmente só ler um livro, leia-o atentamente; depois, leia-o em voz alta e escute o que está sendo dito; em seguida, use o tato para escrever informações importantes que você encontrou no livro; faça mapas mentais para desenvolver o visual; e assim por diante.

Quanto mais vezes você transformar uma mesma informação em estímulos diferentes, mais você chamará a atenção do seu cérebro. E com o passar do tempo, essa repetição vai transformando a memória de trabalho (de curto prazo) em uma memória de longo prazo.

2- Cuidado para não saturar o tempo de concentração

Apesar de haver formas de estimular a memória e a aprendizagem, a partir dos estímulos sensoriais como mencionamos acima, a melhor forma de aprender algo novo é também considerando o tempo de “saturação” do cérebro.

Mas do que se trata esse tempo de saturação?

Este tempo nada mais é do que um período específico que a nossa mente “aguenta” focar em algo, sem se deixar ser dispersada por algo que acontece em nossa volta. Ou seja, é a quantidade máxima de minutos que conseguimos ter atenção plena em algo.

Mas quantos minutos equivale a essa atenção plena? Em média, 45 minutos. Sim, justamente por isso que as aulas nas escolas possuem esse tempo, e não uma hora!

Após os 45 minutos de foco intenso, a mente precisa de uma pausa, mesmo que seja de 5 minutos (sendo este o tempo que costuma durar a troca de aula). Assim, ao darmos essa “descansada”, a nossa mente fica mais leve e pronta para mais uma aula.

3- Procure cuidar da alimentação e do seu sono

Como mencionamos no começo de nosso artigo, a melhor forma de aprender algo novo é introduzindo práticas saudáveis de concentração, foco, estudo, alimentação e sono.

Quanto à alimentação, procure sempre consumir alimentos ricos em gorduras boas e ácidos gordos como ômega 3, pois eles são indispensáveis para a saúde cerebral. Além disso, lembre-se de que o nosso cérebro é composto por 60% de gordura. Por isso, manter a ingestão de gorduras boas é imprescindível.

Já o sono é composto por fases específicas onde há a varredura nas memórias, jogando “fora” o que não é necessário e armazenando o que você aprendeu. Justamente por conta disso que dormir depois de estudar pode ser algo muito eficaz para a memorização.

4- Repita o processo até construir uma memória de longo prazo

Por fim, lembre-se de repetir o processo até que um conhecimento novo se transforme em uma memória de longo prazo.

Tenha em mente que quanto mais você repetir algo (principalmente usando estímulos diferentes toda vez), mais você estimula a conexão entre o que é novo e o que já está armazenado no cérebro. Com isso, mais profunda será a sua memória e melhor será a sua aprendizagem. Estimule seu cérebro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.