MEC: desenvolvimento voltado ao cenário industrial atual

O MEC realizou diversas parcerias objetivando o desenvolvimento do estudante para atuar no cenário industrial atual. Saiba mais!

De acordo com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, no interesse de propiciar condições para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de graduação e fomentar ações colaborativas junto ao setor industrial e empresarial brasileiro, o Ministério da Educação estabeleceu parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), visando estimular projetos que buscam a formação plural, inovadora e crítica dos graduados e pós-graduados.

Ministério da Educação: parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

Conforme informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, entre os setores principais de atuação, destacam-se: biotecnologia, materiais e química, mecânica e manufatura, tecnologia da informação e comunicação e tecnologias aplicadas.

Ministério da Educação (MEC): inovação e tecnologia 

A atuação do Ministério da Educação (MEC), ao fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da inovação pelas universidades e pelos institutos, é também inovadora na educação superior nacional, uma vez que promove a colaboração dessas instituições de ensino com as indústrias e o setor empresarial, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Resultados relevantes através da atuação transversal e plural das unidades Embrapii 

Cabe destacar que esse modelo de atuação transversal e plural das unidades Embrapii alcançou, nos últimos anos, mais de 1.000 projetos de pesquisa e inovação, somando-se mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos públicos e privados. 

A ação do Ministério da Educação (MEC) tem contribuído para a formação tecnológica dos recursos humanos, possibilitando o envolvimento dos discentes com a teoria e a prática, bem como o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ambiente de negócios.

A indústria 4.0 requer profissionais preparados

É evidente que a atmosfera favorável desses polos de pesquisa tem contribuído com a inovação na área de processos, produtos e modelos de negócios no Brasil, promovendo uma transição tecnológica e disruptiva para a Indústria 4.0, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Desenvolvimento voltado ao cenário industrial atual

Além disso, por meio de projetos em desenvolvimento nas unidades Embrapii, já se somam mais de 500 pedidos de propriedade intelectual, sendo que cerca de 160 foram desenvolvidos na esfera das universidades federais e 113 pedidos dos institutos federais. 

Conforme divulgação da Secretaria-Geral da Presidência da República, os resultados dessa parceria revelam maior competitividade no setor industrial brasileiro, além de propiciar um cenário favorável, eficiente e flexível para a inovação e o advento de novos negócios.

A indústria e os fatores tecnológicos

Certamente, essa parceria é relevante para preparar o jovem para o mercado de trabalho atual, considerando as alterações na indústria e no comércio atual, decorrentes da tecnologia e dos fatores externos, como a economia e sua volatilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.