MEC: ICPEdu, Embrapii, plataforma Eduplay e outras ações

Os programas ICPEdu, Embrapii e a plataforma Eduplay fazem parte das ações do MEC para elevar a educação através da tecnologia. Saiba mais!

Por meio de novos polos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Ministério da Educação (MEC) garantiu o desenvolvimento de pesquisas associadas à indústria brasileira, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República.

MEC: ICPEdu, Embrapii, plataforma Eduplay e outras ações

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, com o programa ICPEdu, foi instaurada a infraestrutura de chave pública para documentos digitais no ensino e na pesquisa. 

Plataforma Eduplay

Por meio da plataforma Eduplay, um repositório de conteúdo digital para a educação, o Ministério da Educação (MEC) incentivou a continuidade das aulas remotas. E, com o programa Alunos Conectados, possibilitou o acesso com qualidade às aulas on-line pelos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das universidades federais em situação de vulnerabilidade econômica em todo o período da pandemia, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República.

A sustentabilidade na educação

Conforme informação da Secretaria-Geral da Presidência da República, ressalta-se, ainda, os investimentos em eficiência energética, visando a sustentabilidade das unidades de ensino federais, e a ampliação da oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. 

Rede Federal de Educação Profissional

Além disso, destaca-se o apoio orçamentário para a conclusão de obras tanto em andamento quanto paralisadas, o que vai ao encontro de melhorar, de forma efetiva, a infraestrutura das universidades e as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a instalação de áreas de combate a incêndio e pânico e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Renegociações no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

É considerável ressaltar, também, a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021, conhecida como Medida do ProUni, que oportuniza a participação de alunos da rede pública e privada mantendo a prioridade na população de baixa renda, e a Medida Provisória nº 1.090, de 30 de dezembro de 2021, que possibilita a renegociação de dívidas no programa do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)

Finalmente, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, é necessário enfatizar os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), que propiciaram a garantia da qualidade e continuidade das aulas remotas em 2020 e 2021.

Pós-graduação stricto sensu

Segundo informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, no âmbito da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), existem os cursos acadêmicos e os profissionais. Enquanto os primeiros preparam os discentes para a academia e a pesquisa, os segundos são voltados à preparação para o mercado de trabalho, inclusive o trabalho de conclusão de curso. Além de tese, pode ser patente, projetos técnicos, desenvolvimento de processos e técnicas, projetos de inovação etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.