MEC: modernizando a educação

O MEC tem se empenhado em levar a educação ao mais alto patamar de governança, modernizando a educação através da tecnologia. Saiba mais!

O Ministério da Educação (MEC) tem se empenhado em levar a educação ao mais alto patamar de governança e gestão, promovendo projetos de grande efeito social e educacional, modernizando a educação através da tecnologia, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República.

MEC: modernizando a educação

Dentre as ações que se destacam está a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFEs), com monitoramento contínuo dessas estruturas realizado por especialistas que integram a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem).

Quatro dimensões estruturantes das IFES

Além disso, com ações de supervisão orientadas por quatro dimensões estruturantes das IFES – Recursos Humanos e Financeiros; Infraestrutura; Projeto Pedagógico do Curso; e Relação Ensino-Serviço –, o MEC realizou monitoramentos, in loco e a distância, das medidas de enfrentamento à Covid-19, das práticas adotadas pelos cursos de medicina no que se refere à continuidade do ensino superior e da inclusão dos alunos nos cenários de prática em saúde, onde a eficiência do trabalho realizado aumenta de acordo com a recorrência das tarefas. 

Reajuste do valor referente ao pagamento de bolsas aos profissionais da área da saúde

Conforme informa a Secretaria-Geral da Presidência da República, há de ser mencionada, também, a concessão de reajuste de 23,29%, a partir de janeiro de 2022, a bolsas pagas aos residentes médicos e à área profissional da saúde.  De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o MEC ainda atuou na revisão e publicação de 55 matrizes de competência das diversas áreas das residências médicas.

Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital)

A iniciativa do Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital) também merece reconhecimento, em virtude do objetivo de fomentar o acesso à educação superior no Brasil por meio da EAD, mantida a qualidade da educação superior pública e criando meios para que as universidades expandam seus cursos a distância, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Plataforma Universidade 360º

Outro programa criado em 2021, a plataforma Universidade 360º, fornece transparência de dados com informações integradas das universidades federais, tornando viável o acesso a indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas dessas instituições. Conforme a Secretaria-Geral da Presidência da República, a iniciativa oferece condições para que a sociedade busque informações sobre as instituições que formam profissionais capacitados no país. 

Recursos direcionados para as universidades federais

Ressalta-se que, somente em 2021, foram empenhados mais de R$ 4,3 bilhões para garantir o funcionamento com qualidade das universidades federais, com recursos investidos em diferentes eixos da educação, objetivando a inovação e manutenção das atividades acadêmicas, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.