Como manter a autoestima em um ambiente tóxico

Conseguir manter a autoestima em um ambiente tóxico não é tarefa fácil. Principalmente quando muitos comentários negativos são dirigidos a nós.

Porém, algumas atitudes podem nos ajudar a lidar com esse tipo de situação, visando manter a autoestima e a saúde mental. A seguir destacamos algumas dessas ações. Continue lendo.

Como manter a autoestima em um ambiente tóxico?

Para manter a autoestima em um ambiente tóxico é necessário se autoconhecer e buscar sempre colocar a saúde mental em primeiro lugar. Não permita que as outras pessoas ditem coisas negativas sobre você, de forma infundada e sem nenhum aspecto construtivo.

Para isso, tenha em mente as seguintes sugestões:

1. Não absorva a fala alheia como verdade absoluta

As pessoas, de maneira geral, falam bastante coisa sobre muitos assuntos. Isso quer dizer que elas sempre têm conhecimento sobre o que estão falando? Não! Muitas vezes, as pessoas podem estar dando palpites sobre a sua forma de atuar, sem sequer ter estudado alguma coisa sobre o assunto.

Sendo assim, não fique absorvendo tudo o que os outros falam, logo de cara. Nem sempre o que você ouve se trata de uma verdade absoluta.

2. Pratique o autoconhecimento e o autocuidado

O autoconhecimento precisa ser um forte aliado em sua vida. Afinal, para manter a autoestima em um ambiente tóxico é preciso saber quais são os seus reais atributos e habilidades. E por meio do autoconhecimento você consegue saber mais sobre si mesmo.

Ao mesmo tempo, cuide de você. Faça coisas que você gosta e que geram bem-estar. Cuide da sua saúde física e mental, durma bem, etc. Tudo isso faz toda a diferença em nossa autoestima.

3. Afaste-se de situações que provocam fortes gatilhos emocionais

Afaste-se daquelas situações que têm colocado você no limite. Você não precisa se expor ininterruptamente aos gatilhos emocionais. Você pode, sim, dar uma pausa para descansar, relaxar um pouquinho e depois retomar a situação quando estiver mais tranquilo.

Assim é possível proteger um pouco mais a sua saúde mental, ao mesmo tempo em que se torna mais viável manter a autoestima em um ambiente tóxico.

4. Imponha limites em comentários tóxicos dirigidos a você

Se os comentários tóxicos têm sido direcionados a você, não tenha medo de impor limites. É um direito seu dizer que gostou ou não gostou de algum comentário, visando criar uma atmosfera mais sadia para si mesmo.

Ninguém é obrigado a aceitar críticas destrutivas. Você pode se manifestar e dizer que determinadas abordagens não têm sido agradáveis para você.

5. Faça psicoterapia e cuide da sua saúde mental

A psicoterapia também entra no tópico de autocuidado, mas decidimos colocá-la aqui de forma separada. Afinal, por meio dela você terá ainda mais benefícios e vantagens na hora de manter a autoestima em um ambiente tóxico.

Isso porque você se conhecerá melhor, entenderá ainda mais as suas emoções e passará a enxergar a vida por outros ângulos. E isso tudo vale muito a pena na hora de preservar a sua autoimagem e autoestima.

Boa sorte nas suas descobertas e no seu crescimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.