Como incentivar a saúde mental dos funcionários

Um bom gestor sempre busca incentivar a saúde mental dos funcionários para garantir mais bem-estar e qualidade de vida a eles. Afinal, a empresa é feita por pessoas e, por isso, devemos priorizar a saúde desses indivíduos.

Sendo assim, neste texto elencamos uma série de fatores que podem ajudar na hora de incentivar os cuidados com a saúde mental. Acompanhe para saber mais!

Como incentivar a saúde mental dos funcionários?

Para incentivar a saúde mental dos funcionários é necessário construir um ambiente pautado na empatia, na escuta ativa, na informação, etc. Abaixo destacamos essas e outras medidas super relevantes:

1. Instigue a busca pela psicoterapia

Incentivar a busca pela psicoterapia é um dos melhores e maiores caminhos. Isso porque é por meio dela que o indivíduo tem a chance de se conectar ainda mais consigo mesmo, mergulhando dentro de si e descobrindo novas faces sobre a sua própria vida.

Além disso, a psicoterapia pode ajudar a lidar com questões de autoestima, autoconfiança, autoconhecimento, etc. E tudo isso é fundamental para a qualidade de vida e para a saúde mental.

Portanto, sempre mencione o quanto a psicoterapia é interessante e, se possível, faça parceria com clínicas psicológicas e ofereça o benefício da terapia para os seus colaboradores.

2. Faça eventos/palestras informativos

Investir em eventos e palestras que tragam informações sobre saúde mental também é um bom caminho. Por meio desse tipo de estratégia, é possível auxiliar os colaboradores na compreensão das mais diversas vertentes de saúde mental.

Por exemplo, através de uma palestra você pode apresentar o conceito de saúde, mostrando que ser saudável está longe de ser apenas a ausência da doença.

Esse tipo de informação é valiosa e pode ajudar a pessoa a entender melhor a si mesma, além de incentivá-la a fazer o que mencionamos anteriormente – buscar a psicoterapia.

3. Estabeleça uma gestão humanizada

Uma gestão humanizada é imprescindível se o seu intuito é incentivar a saúde mental dos funcionários. Isso porque ela traz um olhar voltado às pessoas, e não às meras produções. Assim, os indivíduos se sentem mais valorizados e consequentemente podem ficar mais felizes e motivados.

4. Pratique a empatia e a escuta ativa com os colaboradores

Procure sempre praticar a empatia e a escuta ativa, pois ambas refletem diretamente na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores.

Quando aprendemos a nos colocar no lugar do outro, mesmo que minimamente, diminuímos as chances de usar palavras que o machuquem. Além disso, a escuta ativa nos ajuda a entender e a acolher quem está falando.

5. Fique atento à ergonomia e ao espaço oferecido no trabalho

Ofereça um espaço de trabalho que seja agradável, confortável e que contemple todas as necessidades dos seus colaboradores.

A ergonomia no ambiente de trabalho faz toda a diferença na qualidade de vida e no incentivo à saúde mental.

Quando estamos inseridos em um ambiente desconfortável e que provoca sensações negativas em nós, acabamos nos sentindo menos motivados e empolgados. Lembre-se disso. 😉

Desse modo você poderá incentivar a saúde mental dos funcionários com mais assertividade. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.