Malha Fina do IR 2021: Saiba como verificar a situação da sua declaração

O órgão informou que, das 36.868.780 declarações entregues este ano, 869.302 foram retidas em malha.

Segundo um levantamento realizado pela Receita Federal, cerca de 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O órgão informou que, das 36.868.780 declarações entregues este ano, 869.302 foram retidas em malha.

Além disso, deste montante, um total de 666.647 são de declarações com imposto a restituir, 181.992 são de impostos a pagar, e 20.663 conferem saldo zero. Diante essas informações, o órgão também informou os principais motivos de retenção na malha fina. Confira:

  • Divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física representam 20,0%;
  • Retenções motivadas por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar equivalem a 7,7%;
  • Omissões de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, seja de titulares e dependentes declarados, representam 41,4%;
  • Deduções da base de cálculo, principal motivo de dedução – despesas médicas – equivalem a 30,9%.

Como verificar se caí na malha fina?

O contribuinte terá que conferir o status da sua declaração, ou seja, verificar a situação do seu Imposto de Renda. Para isto, basta acessar a página da Receita Federal na internet ou optar pelo aplicativo do órgão. Com isso, o cidadão poderá descobrir se há pendências ou inconsistências que o impede de receber a reconstituição.

Além deste meio, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do IR no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal. No entanto, para isso será preciso ter o código de acesso gerado na plataforma da Receita, ou ter o certificado digital gerado por alguma autoridade habilitada.

Contudo, cabe salientar que as restituições de declarações que apresentam situação de malha, são liberadas para pagamentos apenas depois das correções necessárias realizadas pelos contribuintes ou após os cidadãos comprovar a regularidade da sua declaração diante a legislação vigente.

Malha fiscal

Atenção! Se você recebeu uma Notificação de Lançamento (e não uma intimação), utilize os serviços Solicitar Retificação de Lançamento ou Impugnar Notificação de Lançamento, conforme o caso.

Todas as Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) recebidas pela Receita Federal são processadas eletronicamente. Este processamento faz o cruzamento dos dados na sua declaração com informações prestadas por outras entidades, como a sua fonte pagadora (quem paga o seu salário, por exemplo), planos de saúde, instituições financeiras etc.

Se forem detectadas diferenças entre a sua declaração e as informações cruzadas, ou forem verificadas informações que necessitem auditoria, o sistema separa a sua declaração para uma análise mais detalhada. É assim que uma declaração, fica retida em malha fiscal ou, como conhecida popularmente, malha fina.

A declaração ficará retida até que a divergência seja resolvida ou os documentos que você apresentar, para comprovar as informações declaradas, sejam analisados.

Se você mesmo constatar um erro de preenchimento da declaração, você pode (e deve) retificar a declaração, corrigindo os erros. Mas isso só é possível, antes de receber a intimação. Por isso, é muito importante acompanhar o extrato da DIRPF após a entrega da declaração à Receita Federal.

Caso você ainda não tenha recebido a intimação, mas queira antecipar a análise da malha, você pode apresentar os documentos espontaneamente, seguindo os passos deste serviço. Mas se você recebeu uma intimação da malha fiscal do IRPF, observe atentamente os documentos ali solicitados e apresente todos os comprovantes.

Veja também: Faixa de isenção do Imposto de Renda pode subir para R$ 5 mil; confira a proposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.