Mais de 3 milhões de brasileiros estão sem emprego há mais de 2 anos

Mais de três milhões de pessoas no Brasil estão sem emprego há mais de dois anos. Pelo menos é isso o que revelam os dados de uma pesquisa da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNaD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados, são 3,487 milhões de brasileiros nesta situação. Isso quer dizer portanto que o problema para essas pessoas começou bem antes da chegada da pandemia do novo coronavírus por aqui. É o que se chama de desemprego de longa duração.

Segundo os especialistas do IBGE, o número de pessoas que estão sem emprego por esse tempo todo é o maior da série histórica. O Instituto começou a fazer a pesquisa ainda em 2012. O recorde anterior, no entanto, era do segundo trimestre do ano de 2019.

Na época, portanto, o país ainda não estava passando pela pandemia do novo coronavírus. Isso não quer dizer que o período pandêmico não dificulte a vida desses trabalhadores, mas mostra que este não é o único problema para que esses profissionais enfrentam.

Vale lembrar ainda que a pesquisa considera as pessoas que estão sem emprego em todos os sentidos. São portanto cidadãos que não conseguiram trabalho nem formal nem informal. Eles estão sem conseguir formar uma renda há algum tempo no país.

Desemprego no Brasil

Recentemente, o próprio IBGE divulgou que o Brasil tem hoje cerca de 14 milhões de pessoas em situação de desemprego. Se for analisar os dois dados de uma só vez, dá para entender que os brasileiros que estão sem emprego há mais de dois anos representam quase um quarto de todas os desempregados.

De acordo com especialistas do IBGE, uma série de acontecimentos podem ajudar a explicar isso. O primeiro ponto, por exemplo, é entender que o país estava passando por uma crise antes da pandemia. Então, no final das contas, foi acontecendo um problema atrás do outro.

Assim, o país não foi conseguindo tempo para tentar recuperar o período de pleno emprego dos anos anteriores. E isso sobrou justamente para os trabalhadores mais pobres. Inclusive as pessoas que fazem terceiro grau tiveram ainda mais problemas para conseguir um emprego depois da formatura na faculdade.

Auxílio Emergencial

Diante dessa situação, cresce a ideia de que o Auxílio Emergencial do Governo é importante não só por causa da pandemia do novo coronavírus. É que alguns especialistas apontam que muita gente estava precisando dessa ajuda mesmo antes da chegada do vírus por aqui.

Por essa lógica, é comum entender também que essas mesmas pessoas sigam precisando dessa ajuda depois que o país se livrar da Covid-19. No entanto, o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem dizendo que não há possibilidade de pagar o Auxílio por muito mais tempo.

Em entrevistas, ele até reconhece a possibilidade de uma prorrogação. No entanto, ele deixa claro que isso só vai acontecer se os números da pandemia não apresentarem uma melhora. Então é muito pouco provável que o Auxílio siga por um período maior de tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.