Mães com esgotamento mental no trabalho: como lidar?

As mães com esgotamento mental no trabalho podem se sentir completamente desgastadas, e não é para menos. A maternidade, somada à carga de trabalho, pode desencadear muito estresse e ansiedade na mulher, devido às demandas diárias e constantes.

Por isso, elaboramos este material com o intuito de lhe oferecer um suporte para essas situações. Esperamos que você, mãe, possa lidar com essa situação. Acompanhe e comece a sua autoanálise!

Mães com esgotamento mental no trabalho: Como lidar com o esgotamento que surge?

As mães com esgotamento mental no trabalho estão por todos os lugares. Basta conversar com uma mulher que é mãe e trabalha: é provável que ela lhe diga que se sente exausta com uma certa frequência.

Afinal, sabemos que as demandas trazidas por um filho podem ser muito maior do que as que o trabalho proporciona. Até porque o trabalho oferece pausas, a maternidade não.

Dentro dessa perspectiva, muita coisa pode sobrecarregar a saúde da mulher. Portanto, veja como a mulher pode começar a tentar organizar um pouco mais a sua rotina de trabalho:

1. Entenda os seus limites e comece a dizer “não” quando necessário

O primeiro passo é entender que você tem limites. Por isso, pare de querer aceitar toda e qualquer demanda de trabalho que chega até você… Comece a dizer “não” quando for pertinente e não se sinta culpada por conta disso.

Você não precisa ser uma super heroína para ser uma boa funcionária. Entenda que os seus limites existem, e que respeitá-los é fundamental para não ter sobrecarga no trabalho e, consequentemente, esgotamento mental.

2. Converse com o seu gestor sobre a situação

Se você sente que é uma das mães com esgotamento mental no trabalho, converse com o seu gestor. Se ele for um bom líder, entenderá a sua situação e poderá lhe apontar caminhos mais otimizados e sem sobrecarga.

Não tenha medo de demonstrar que está esgotada, pois isso não é sinal de fraqueza – é sinal de que você lutou até aqui.

3. Crie um plano de organização para as demandas diárias

Faça um plano de organização bem estruturado para todas as suas tarefas diárias, incluindo as do lar. Assim você pode formar um verdadeiro checklist e não corre o risco de atuar de uma forma aleatória que apenas desgaste a sua saúde física e mental.

4. Entenda que você não precisa fazer tudo perfeito

Outro ponto muito importante que as mães com esgotamento mental no trabalho precisam compreender é que elas não necessariamente devem fazer as coisas de um modo perfeito.

Isso significa que você deve fugir daquela postura perfeccionista, aceitando que nem todas as coisas acontecerão da forma como você espera. E tudo bem! Afinal, como diz o ditado, “antes feito do que perfeito”. 😉

5. Procure a psicoterapia

Por fim, a psicoterapia também pode ser uma forte aliada nesse tipo de situação. Por meio dela você se autoconhece, entende melhor o que se passa em sua mente e coração e pode melhorar a organização da sua rotina. Vale a pena fazer o teste! Escute-se. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.