Encontro virtual reúne escritoras do Brasil e de Moçambique na próxima segunda (29)

Na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, o Itaú Cultural irá promover o encontro virtual de duas importantes escritoras de Língua Portuguesa. Com transmissão no YouTube, o evento reunirá a brasileira Conceição Evaristo e a moçambicana, Paulina Chiziane.

O encontro tem início previsto para as 15h e acontecerá na data em que Evaristo comemora 75 anos de vida. As escritoras irão debater sobre as suas obras literárias e falar sobre suas trajetórias, abordando o tema “escrevivências”. Evaristo usa esse termo para descrever a escrita baseada nas suas próprias vivências e experiências de vida. 

Ambas as escritoras já tiveram suas obras inclusas nas listas de obras obrigatórias dos vestibulares tradicionais de diversas universidades brasileiras. Desse modo, o evento é uma ótima oportunidade para estudantes compreenderem o universo de escrita das autoras.

Quem são as autoras?

Conceição Evaristo nasceu em 1946, na cidade de Belo Horizonte, onde viveu parte da vida narrada em seus livros. Autora de importantes obras contemporâneas, a poetisa, romancista e ensaísta recebeu prêmios importantes como, por exemplo, o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2015. Em 2019, Evaristo foi eleita personalidade literária do Prêmio Jabuti.

A moçambicana Paulina Chiziane, por sua vez, integra o grupo de autores lusófonos mais importantes nos países africanos de língua portuguesa. Além de ser a primeira moçambicana a publicar um livro, em 1990, Chiziane é inovadora em suas narrativas provocadoras.

A escritora é reconhecida internacionalmente principalmente por seu livro Niketche: uma história de poligamia, que conquistou o Prêmio José Craveirinha, em 2003. Além disso, Chiziane também foi premiada com a maior honraria para os escritores de Língua Portuguesa, o Prêmio Camões de Literatura.

De acordo com o Itaú Cultural, a transmissão do encontro entre as escritoras será feita por meio do canal no YouTube e no site, e será aberta ao público.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Revalida 2021: Inep recebe as inscrições para a 2ª etapa do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.