Prova de Vida Digital é realizada por mais de 200 mil aposentados do Executivo

Nos últimos 12 meses, mais de 200 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal usaram o serviço Prova de Vida Digital. As informações são segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Para utilizar o serviço da Prova de Vida Digital, basta realizar um processo bem simples, pelo celular. Sendo assim, no celular, basta acessar pelos aplicativos SouGov.br e Gov.br ou a ferramenta Analytics, do Banco do Brasil. Que pode ser utilizada no caso dos beneficiários que têm conta na instituição financeira.

Todos os anos, no mês do aniversário, cerca de 700 mil beneficiários do Executivo Federal civil precisam fazer a Prova de Vida para continuar recebendo o pagamento. Até outubro de 2020, a prova de vida era feita exclusivamente de maneira presencial, entretanto, com a pandemia de covid-19, a obrigatoriedade da prova de vida ficou suspensa entre março de 2020 e setembro de 2021.

Prova de vida digital

A Prova de Vida Digital foi lançada em 24 de novembro de 2020, como projeto piloto dirigido a cerca de 10 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social do Executivo Federal. Dessa forma, em maio de 2021, o serviço digital foi aberto para todos os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. Além disso, também foi disponibilizado o sistema Analytics, para quem tem conta no Banco do Brasil.

A Prova de Vida Digital facilita a vida de quem precisa fazer a comprovação de maneira prática e sem precisar sair de casa. Desse modo, para realizar a comprovação digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Já pelo celular, é necessário instalar o aplicativo Gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial. Após realizar a comprovação, o acompanhamento da situação e a obtenção do comprovante são realizados pelo aplicativo SouGov.br, desenvolvido exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

Auxílio da ciência de dados

Desde julho de 2021, os aposentados e pensionistas que têm conta no Banco do Brasil podem usar a ferramenta Analytics para realizar a Prova de Vida. Sendo assim, a ferramenta utiliza a ciência de dados para a criação de um conjunto de regras pré-definidas capazes de comprovar a vida de forma proativa e automatizada.

A ferramenta de automatização foi lançada como projeto piloto pelo BB, em parceria com o Ministério da Economia. Nesse sentido, no mês de setembro, passou a ser um processo padrão do banco para todos os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo Federal que recebem o pagamento pela instituição.

Atualmente, cerca de 560 mil beneficiários podem ter a Prova de Vida realizada pelo Analytics. Portanto, Identificada essa comprovação, que ocorre por meio de alguns tipos de interações dos beneficiários com o banco, eles são informados, por meio de mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do Banco, que sua Prova de Vida foi realizada e que estará vigente até o próximo período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.