Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Liderança no trabalho em saúde – Como liderar nessa área?

Liderar no trabalho em saúde é complexo, mas primordial.

liderança no trabalho em saúde pode ser bem desafiadora. São cargas de trabalho que, em um primeiro momento, podem ser exaustivas e extremamente estressantes. Por isso, esse trabalho tende a ser visto como muito complexo, mas, passível de ser executado com maestria, à medida que o profissional desenvolve a sua capacidade de liderança.

Para saber mais sobre como liderar uma equipe de saúde, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e vamos juntos refletir sobre o assunto.

Como promover uma boa liderança no trabalho em saúde

Para promover uma boa liderança no trabalho em saúde é preciso compreender que esse processo é gradativo e leva tempo. Isto é, não é da noite para o dia que somos capazes de nos tornar um líder inspirador, independente da área de atuação. No campo da saúde, portanto, não seria diferente.

Tenha a paciência de ir aos poucos desenvolvendo os seus pontos fortes e toda a sua equipe. Assim, com certeza você caminhará rumo a um destino muito promissor.

Preparado? Então vamos às dicas:

1- Desenvolva uma fluência verbal clara e objetiva

Pode parecer óbvio, mas saber se comunicar de maneira clara e objetiva é essencial para executar uma boa liderança no trabalho em saúde. Isso evita que a falha na comunicação apareça, garantindo que grande parte dos liderados recebam a sua mensagem de forma efetiva.

Portanto, quando for delegar alguma função ou anunciar algum objetivo, seja direto. Tenha o cuidado de manter uma comunicação coerente com quem está ouvindo você, e não caia no erro de tentar alongar demais o discurso, perdendo o foco e tirando o foco das outras pessoas.

2- Aprenda a escutar ativamente os seus liderados

Da mesma forma que você tem que aprender a se expressar para uma boa atuação em liderança no trabalho em saúde, você também precisa saber escutar os outros. Afinal, dessa forma você conseguirá visualizar o que pode ser melhorado; aprenderá com as outras pessoas e poderá contar com muitas experiências e conhecimentos alheios.

Portanto, comece a praticar a escuta ativa durante as suas interações. Isto é, não se deixe levar por pensamentos, julgamentos ou preconceitos enquanto a outra pessoa fala. Mas sim, apenas foque em cada palavra que ela diz, sem censurar nada.

3- Conheça bem a sua equipe e delegue as funções de forma eficiente

Esteja sempre próximo da sua equipe e conheça-a de verdade. Não adianta ter um time super qualificado se você não for capaz de dizer quais são as qualificações de cada um. Portanto, conheça as habilidades dos seus liderados e, a partir disso, delegue funções e atividades de maneira eficiente.

4- Incentive os cuidados com a saúde mental

Por fim, procure sempre incentivar os cuidados com a saúde mental. Afinal, sabemos que a área da saúde pode ser muito intensa e desgastante emocionalmente, na mesma proporção em que ela é apaixonante.

Por isso, é fundamental que o seu time esteja sempre atento aos cuidados com a saúde mental, a fim de garantir o equilíbrio das emoções e das relações. Esteja sempre incentivando esse hábito saudável e melhore ainda mais a sua liderança no trabalho em saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.