Liderança humanizada versus poder: uma diferenciação importante

Levar em consideração a diferenciação entre liderança humanizada versus poder é muito importante. Assim, é possível construir relacionamentos mais saudáveis com os seus liderados, visando a qualidade de vida de todos os colaboradores.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e almeja se tornar um líder cada vez melhor, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo!

Liderança humanizada versus poder: Uma diferenciação importante

A liderança humanizada é aquela que carrega um olhar mais empático e que se baseia em uma escuta ativa. Por meio dela o líder consegue compreender melhor os seus liderados, visando oferecer suporte e direcionamento para eles. Trata-se de um olhar, de fato, “humano” direcionado ao colaborador, pois o líder não o vê apenas como uma peça de engrenagem – mas sim, como um ser humano.

Em contrapartida, um líder que foca apenas na posição de poder pode demonstrar uma postura um pouco afastada dos seus liderados. Ele se torna inacessível, sempre distante de tudo e de todos. Além disso, costuma adotar uma postura muito mais autoritária, ao invés de ser colaborativo.

Essa diferenciação nos ajuda a trilhar um caminho mais efetivo na liderança, uma vez que simplesmente agir de forma automática pode fazer com que acabemos abusando do “poder”, ao invés de focar na liderança humanizada. A seguir, trouxemos outras reflexões bastante relevantes. Continue lendo.

Ser líder não é o mesmo que só “mandar” nas pessoas

Em primeiro lugar, devemos quebrar aquela consciência de que um líder “manda” nos seus liderados. Não é bem assim que as coisas funcionam. Embora o líder tenha que, realmente, delegar tarefas de uma maneira efetiva, ele também permite que os seus liderados comentem, opinem e tragam pontos de vista relevantes.

Isto é, ele não age apenas como um “comandante”, mas sim, procura sempre entender o que os liderados pensam, inclusive na hora em que está delegando uma tarefa. Os colaboradores, nesses casos, sabem que podem contar com o líder.

A liderança direciona, não “ordena”

A liderança tem a capacidade de direcionar o time, e não ordenar qual caminho deve ser seguido e pronto. Essa é uma grande diferenciação entre liderança humanizada versus poder. Quando um líder humanizado sabe qual é o melhor caminho, ele vai apresentar os motivos pelos quais ele crê que o liderado deveria seguir aquela trajetória.

Em contrapartida, um líder que foca só no poder pode acabar apenas “mandando” o liderado seguir determinado caminho, e pronto. Sem permitir que o liderado compreenda por que aquele caminho é melhor e qual a razão deste direcionamento em específico.

Um líder está ao lado, não à frente

Por fim, outra grande diferenciação entre liderança humanizada versus poder é com relação à posição do líder em si. Isto é, o local simbólico que este líder começa a ocupar na vida dos seus colaboradores.

No caso de um líder que preza verdadeiramente pela sua equipe, a sua posição sempre será ao lado, nunca na frente. Isso significa que ele sempre estará acessível e por perto, pronto para ajudar. Já um líder que foca apenas na posição de poder poderá se colocar à frente do time, deixando para trás aqueles que possam estar tendo alguma dificuldade.

 

Partindo de tudo o que apontamos aqui, reflita: você é um líder focado na humanização ou no poder? Pense sobre isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.