LIBERAÇÃO DA CONSULTA DO 3º LOTE da Restituição do Imposto de Renda acaba de sair

Muitos contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda 2023 estão tentando controlar a ansiedade. A consulta ao terceiro lote de restituição deverá ser liberada em poucos dias. Deste modo, as pessoas devem ficar atentas para não perderem a chance de analisar as informações disponibilizadas.

Neste ano, a Receita Federal recebeu mais documentos que o esperado, e os pagamentos também estão mais robustos. Em resumo, a Receita previa o recebimento de 39,5 milhões de declarações, mas teve 41,1 milhões de documentos entregues, acréscimo de 1,6 milhão de declarações.

Quando os contribuintes podem fazer consultas?

A  Receita definiu há bastante tempo as datas de pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda. Os repasses, que acontecem em cinco lotes, tiveram início no final de maio.

Embora os contribuintes saibam há bastante tempo quais são as datas para o pagamento dos lotes, a consulta aos contemplados não ocorre com tanta antecedência assim. Na verdade, as pessoas só podem consultar os lotes uma semana antes do seu pagamento, ao menos essa é a regra geral.

Os contribuintes que estão ansiosos só precisarão esperar por mais alguns dias para terem acesso à consulta do 3º lote de restituição. Em suma, a Receita Federal irá liberar as consultas na próxima segunda-feira (24), a partir das 10h.

Isso quer dizer que o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda acontecerá na segunda-feira seguinte, no dia 31 de julho.

Veja abaixo o calendário de pagamento dos lotes

O pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 ocorre uma vez por mês. Em síntese, a Receita Federal realiza os repasses no último dia útil de cada mês. Os pagamentos tiveram início no último mês de entrega das declarações do Imposto de Renda, em maio.

Veja abaixo as datas de pagamento dos lotes de restituição do IR 2023:

  • 1º lote – 31 de maio (LIBERADO);
  • 2º lote – 30 de junho (LIBERADO);
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 29 de setembro.
Receita Federal libera restituição do Imposto de Renda em cinco lotes
Receita Federal libera restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ordem de pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento do terceiro lote se destina aos seguintes grupos:

  • Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • Contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda;
  • Pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que optaram pela restituição via PIX.

Os contribuintes que forem contemplados com o terceiro lote de restituição irão receber os valores devidos na conta bancária informada na declaração enviada à Receita Federal, meses atrás.

Cabe salientar que as pessoas que desejarem alterar a conta bancária após o envio da declaração devem fazer uma retificação na declaração. Em resumo, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC  para informar a nova conta na Central de Atendimento do Banco do Brasil ou em uma agência bancária. Outra opção é aguardar a liberação da restituição e, então, fazer isso.

Saiba como consultar o 3º lote de restituição do IR

Os contribuintes que tiverem interesse em saber se serão contemplados neste lote de restituição deverão acessar este link da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. Dessa forma, irão saber se o pagamento foi incluído ou não no lote.

Para tirar essa dúvida, a pessoa só precisará clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Além disso, o contribuinte ainda poderá acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Vale destacar que só terá direito à restituição do Imposto de Renda o contribuinte que tiver pago mais impostos do que deveria em 2022. Assim, a Receita devolve o valor que foi pago a mais no ano passado.

Receita Federal já pagou dois lotes de restituição

A Receita Federal já realizou o pagamento de dois lotes de restituição do Imposto de Renda. Em suma, o primeiro lote, pago em 31 de maio, destinou-se a pessoas com prioridade, algo que também acontecerá no 3º lote. Mais de 4,1 milhões de contribuintes foram contemplados com o pagamento de R$ 7,5 bilhões.

Por sua vez, o segundo lote de restituição contemplou mais de 5,1 milhões de contribuintes. O pagamento total também foi de R$ 7,5 bilhões, que caíram diretamente nas contas informadas pelas pessoas em suas declarações.

Por fim, as informações sobre a quantidade de contribuintes e o valor total da restituição do terceiro lote ainda não foram informados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.