Liberação da antecipação do 13º salário e pagamento do 14º salário em 2021? Confira

Com a liberação da antecipação do 13º salário em 2020, surgiram muitas discussões sobre um possível pagamento estra do benefício, o 14º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa medida foi cogitada tendo em vista que no fim do ano os segurados não teriam o benefício natalino para ser utilizado.

Na ocasião, o senador Paulo Paim divulgou esta proposta por meio de um projeto de lei nº 3657, que ainda tramita no Congresso Nacional. O texto prevê que o salário extra fosse liberado aos segurados do INSS, uma vez que o 13º salário foi antecipado deixando o mês de dezembro sem o valor adicional.

De acordo com o senador, o 14º salário permitiria atendimento aos aposentados considerados grupo de risco da Covid-19, além de injetar novos recursos para movimentar a economia no início de 2021.

Em meio a várias tramitações, Paim solicitou urgência na aprovação do PL 3657. No entanto, a medida não foi discutida a tempo de ter o pagamento liberado ainda em 2020. Ainda assim, o parlamentar afirma que não pretende desistir da iniciativa e fará o possível para que o projeto de lei seja aprovado este ano.

“Vamos insistir, mesmo que fique para o ano que vem, porque a crise vai continuar”, disse o Senador.

No último mês, o senador voltou a defender a medida, visto que a antecipação do 13º salário deste ano está prestes a ocorrer. Ele considera a medida considera “fundamental diante da crise econômica e social que o Brasil vive”.

“O 14º salário representará algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo para o comércio local. Gera emprego e renda, gerando imposto e melhorando a qualidade de vida. É uma questão de justiça. Além de socorrer o aposentado, que está no grupo de risco, também irá servir como injeção de recurso na economia. Entre os municípios brasileiros, 64% depende da renda dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, argumenta o senador.

Leia também: Calendário da 1ª e 2ª parcela da antecipação do 13º salário do INSS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.