Ford no Brasil: Tópicos importantes sobre a montadora 

No começo de janeiro a Ford anunciou que não produzirá mais veículos no Brasil. A montadora mantinha fábricas em Taubaté, em São Paulo, Camaçari na Bahia e Horizonte no Ceará. 

No ano de 2020, a Ford foi a quinta empresa que mais vendeu carros no território brasileiro com 7,14% do mercado de automóveis. 

A saída da montadora do Brasil deixa ao menos 6 mil colaboradores desempregados e 100 anos de história em território brasileiro. 

Contudo, a Ford continuará a vender seus automóveis no país, no entanto, a produção ocorrerá na Argentina e Uruguai. 

A saber, o CDP (Centro de Desenvolvimento de Produto), o campo de provas e a sede administrativa continuam em São Paulo. 

A saída da Ford no Brasil poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

História da Ford no Brasil

A Ford iniciou suas atividades no Brasil em 1919 no estado de São Paulo, com a fabricação do Ford T, modelo popularmente conhecido no país como Ford Bigode e ao longo dos anos a montadora tornou-se uma das maiores do mercado automobilístico do país. 

Para se ter uma ideia a montadora no ano de 2020 vendeu 139.897 automóveis entre comerciais leves, caminhões, entre outros. 

No Brasil com a saída da fábrica cerca de 6 mil empregos acabaram afetados de acordo com dados divulgados pela própria montadora. 

Greve de metalúrgicos no ABC

Durante a Ditadura Militar brasileira às fábricas da Ford e diversas montadoras no ABC Paulista acabaram sendo locais do surgimento de movimentos sindicais. 

Nesse período surgiram por exemplo a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores). 

No começo dos anos 80 a base para criação do PT (Partido dos Trabalhadores) foi realizada no Sindicato dos Metalúrgicos sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, futuro presidente do Brasil. 

As movimentações podem ser vistas por meio do documentário ABC em Greve, assim como greves além do campo fabril. 

Fordismo

Henry Ford mudou a história da indústria automobilística norte-americana ao criar a Ford Motors Company, baseada na linha de produção popularmente conhecida como Fordismo. 

Os funcionários repetiam a mesma tarefa em diferentes peças, que chegavam até eles através de uma esteira. 

Esse modelo de linha de produção conseguia realizar a produção em massa de automóveis, assim como diminuir o preço final do carro. 

Além disso, o Fordismo garantia bons salários para os próprios funcionários pudessem comprar os automóveis que produziam. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Ford?

Não deixe de ler também – Documentários sobre a importância da água.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.