INVESTIGAÇÃO NO INSS surpreende e assusta beneficiários de todo o Brasil

A suspeita é de vazamento de dados; entenda

Membros do Ministério da Previdência estão se movimentando para começar a investigar possíveis vazamentos de dados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Há uma suspeita de que a autarquia estaria vazando de alguma forma as informações pessoais dos cidadãos que recebem aposentadorias e pensões.

A suspeita não é nova e vem ganhando força nos últimos meses, diante de relatos de aposentados e pensionistas. Estas pessoas alegam que estão sendo assediadas por instituições financeiras assim que elas começam a receber uma aposentaria. São várias ligações e tentativas de contatos durante todo o dia para a contratação de serviços.

Membros do Ministério avaliam que a única explicação para que as instituições financeiras consigam tão rapidamente os dados dos aposentados, é um possível vazamento por parte do INSS. Uma investigação poderia comprovar se este problema realmente existe, e se estaria sendo provocado propositalmente pela autarquia.

O problema do vazamento de dados pode, aliás, ir além do assédio aos segurados. Analistas acreditam que se o INSS está vazando dados de aposentados para instituições financeiras, nada impede que estas informações também cheguem nas mãos de golpistas, o que poderia fazer com que segurados tivessem ainda mais problemas.

Um dos pontos que mais causa dor de cabeça nos aposentados é a questão do consignado. Nos últimos anos vem crescendo o número de reclamações relacionadas ao crédito. Há relatos de idosos que afirmam que não chegaram a solicitar nenhum tipo de dinheiro neste sistema, mas mesmo assim recebem as aposentadorias e pensões com os descontos.

O que diz a lei

O Brasil possui uma lei específica sobre este assunto. Trata-se da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A regra afirma basicamente que as informações disponíveis em bancos de dados devem ser protegidas e só podem ser usadas para “propósitos legítimos, específicos e informados ao titular”.

Conforme o que diz a lei, é possível afirmar que o INSS não pode vazar dados de seus segurados para instituições financeiras ou para qualquer outro grupo. Caso o cidadão considere que foi vítima da autarquia, pode entrar na Justiça contra o Instituto.

Recentemente, o INSS foi condenado a indenizar uma segurada em R$ 2,5 mil pela divulgação dos seus dados para instituições financeiras sem nenhum tipo de autorização prévia.

“Não há dificuldade em definir que o INSS é o primeiro controlador dos dados da pensão por morte da parte autora”, diz a decisão da Justiça. “As abordagens sofridas pela autora em muito superaram a normalidade”.

Mudanças no INSS

O novo Governo Federal ainda não deu detalhes sobre uma possível investigação mais apurada sobre os possíveis vazamentos de dados pelo INSS.

Seja como for, o Ministério da Previdência vem trabalhando em outras frentes para aplicar uma série de mudanças. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu reduzir o teto da taxa de juros do consignado de 2,14% para 1,70%, mas que ainda pode mudar.

Com a medida, o Governo espera reduzir ao menos uma parte das fraudes que são realizadas com o consignado para segurados do INSS. Contudo, há uma avaliação interna de que será necessário fazer mais para tentar impedir tais vazamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.